DestaquesSaúde

Prefeitura recebe equipe do governo federal para implementação do programa saúde menstrual no bairro Jeremias

 

A coordenadoria da Mulher em Campina Grande participou na noite dessa terça-feira, 30, no bairro Jeremias, da implementação do Programa Saúde Menstrual do governo federal realizada no bairro Jeremias.

A coordenadora da Mulher, Talita Lucena informou que a atuação da Coordenadoria será o suporte às mulheres assistidas pela rede de proteção do órgão em Campina, assim como para o público feminino em geral. O atendimento das mulheres interessadas no programa será em horário comercial de forma presencial ou através do telefone (83) 3330-0925.

“Nosso trabalho será acolher com informações e suporte de acompanhamento das mulheres para os órgãos competentes responsáveis pela organização e distribuição dos absorventes, a exemplo da Secretaria de Saúde e Semas”, disse Talita.

A equipe do governo federal está percorrendo várias cidades de forma para implementação e divulgação do programa com exibição de vídeos detalhando o desenvolvimento das ações para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em Campina, além dos esclarecimentos a respeito do assunto, também houve uma sessão pipoca com um filme de comédia para dezenas de mulheres que compareceram ao evento.

O programa Pobreza Menstrual é direcionado a mulheres em idade fértil, entre 10 e 49 anos de idade que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), além disso estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa); ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo); estar em situação de rua.
Para advogada Talita Lucena o trabalho da Coordenadoria da mulher nessa ação intercessorial com às Secretarias de Saúde e Semas será de grande importância já que a pobreza menstrual é uma situação atinge muitas mulheres.

Ela ainda pontuou: “Nós acompanhamos centenas de mulheres em situação de vulnerabilidade social e conhecemos de perto a situação de todas. Há mulheres que usam materiais inadequados a exemplo de papel e retalhos de tecido, ou seja, uma situação que põe em risco a saúde, por isso nos sentimos honrados em participar dessa ação enquanto órgão da Prefeitura de Campina Grande sob o comando do prefeito Bruno Cunha Lima”, concluiu.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo