Educação

Prefeitura regulamenta atividades de educação à distância na rede municipal de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), regulamentou as atividades de ensino a distância na rede municipal. A decisão foi tomada com base na Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, que flexibiliza o calendário escolar e no inciso I, do art. 24 da Lei 9394/96, que permite o cumprimento de 20% da carga horária de forma não presencial.

De acordo com o secretário de Educação do município, Rodolfo Gaudêncio, a regulamentação prevê a realização de atividades a distância com o uso de tecnologias digitais e outros meios de informação e comunicação. As atividades poderão ser realizadas nas turmas do ensino fundamental 1 e 2.

“Todas as orientações são com base no que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a própria orientação do Ministério da Educação, isso significa que poderá haver mudanças na metodologia de trabalho caso haja alguma determinação do Governo Federal”, explicou o secretário.

Entre as ferramentas autorizadas para a realização das atividades estão: o aplicativo de mensagens Whatsapp, através da criação de grupos específicos; redes sociais (Facebook e Instagram); youtube; ferramentas de videoconferência; e-mail; sites; SMS; além de canais tradicionais de comunicação como Rádio e Televisão.

A proposta é que o encaminhamento das atividades reduza o impacto provocado pela suspensão das aulas; promova a continuidade da aprendizagem dos estudantes; mantenha o vínculo entre a comunidade escolar; e reduza o abandono escolar. Ao término das atividades, um relatório deve ser encaminhado para a Seduc, que vai avaliar e validar a carga horária cumprida por cada turma.

Parceria 

Além das ferramentas já disponíveis, a Seduc também fez uma parceria com a empresa “Ensinar Tecnologia” para a implantação de salas de aulas virtuais através da ferramenta “Google Classroom”, que terá acompanhamento da equipe pedagógica da Seduc.

No momento, foram criadas senhas de acessos para os estudantes, que serão encaminhadas pelas escolas. Os professores irão participar das formações sobre como utilizar a plataforma entre os dias 20 e 24 de abril.
Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo