CotidianoDestaques

Prefeitura vai formalizar contratos de prestação de serviços de grupos de catadores

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), vai contratar cooperativas e associações de catadores de material recicláveis do município. Por decisão do prefeito Romero Rodrigues, serão beneficiados com contratos de prestação de serviços os grupos de catadores organizados na cidade.

A decisão foi tomada durante reunião recente conduzida pelo secretário Geraldo Nobre, de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), com dirigentes das associações e cooperativas e representantes das universidades públicas parceiras.

As associações e cooperativas, que já fazem a coleta seletiva em Campina Grande, por meio do Programa Recicla Campina, vão receber por tonelada de resíduos sólidos que será retirada da cidade.

Essa nova etapa da parceria, entre o poder público e as entidades, está prevista em uma das diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado em 2014 e que atende à lei 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Através da contratação dos catadores poderá ser efetivada e institucionalizada a coleta seletiva. A inserção socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, que serão remunerados pelos serviços executados, é outra importante conquista.

Participaram da reunião, conduzida por Geraldo Nobre, Rafaela Oliveira (engenheira e coordenadora do programa Recicla Campina), e as presidentes Lucicleide Nascimento (presidente da Cooperativa Cotramare), Maria de Lourdes (Cooperativa Catamais), Solange Venâncio (Associação CAVI), Maria José (Arensa), Jeane Silva, Bárbara Santos (GGEA/UEPB) e as professoras doutoras Mônica Maria (UEPB), Luiza Cirne (UFCG) e Crislene Morais (UFCG).

 

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo