Nacional

Prêmio CROSP de Jornalismo recebe inscrições para sua 5ª edição

Estão abertas as inscrições para V Prêmio CROSP de Jornalismo. A iniciativa do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que tem o objetivo de reconhecer e valorizar os conteúdos jornalísticos relevantes sobre saúde bucal, recebe os trabalhos até 28 de outubro. A inscrição é feita pelo site https://premiocrospdejornalismo.com.br/.

Podem participar os jornalistas que tenham matérias veiculadas sobre o tema Saúde Bucal, divulgadas no período de 1o de outubro de 2018 a 27 de outubro de 2019. Vale ressaltar que os trabalhos precisam trazer esclarecimentos à população, explicando, por exemplo, a importância dos tratamentos de prevenção de doenças bucais, estimulando visitas regulares ao/a cirurgião-dentista e o debate sobre os assuntos importantes para a Odontologia. Os critérios constam do regulamento.

Dessa forma, não serão aceitas publicações que abordam exclusivamente a atuação de determinada empresa ou clínica odontológica. “O propósito é valorizar os conteúdos que realmente conscientizam a população da importância da saúde bucal”, afirma o presidente do Conselho, Marcos Jenay Capez. “As matérias que serão contempladas em nossa seleção são aquelas que levam ao público informações sobre a Odontologia, sempre em conformidade com a ética da profissão”, completa.

Importante frisar que os jornalistas podem inscrever matérias produzidas individualmente ou em coautoria, contanto que todos os participantes sejam maiores de 18 anos.

CATEGORIAS

O Prêmio CROSP está dividido em duas categorias: escrita e audiovisual, com subdivisões conforme abaixo:

 Categoria Escrita: são considerados artigos e matérias publicadas em linguagem escrita nos meios de comunicação, inclusive em websites e portais da Internet. Essa categoria é dividida nas seguintes subcategorias:

  • Escrita Nacional e Regional: matérias e artigos veiculados em jornais e revistas (impressos) de circulação nacional ou regional. Podem concorrer veículos de todas as editorias, incluindo os especializados em Saúde Bucal.
  • Escrita On-line: matérias publicadas em websites e blogs. Podem concorrer veículos on-line de todas as editorias, incluindo os especializados em Saúde Bucal, desde que tenham sido produzidos exclusivamente para veiculação on-line.
  1. Categoria Audiovisual:  matérias e reportagens publicadas em veículos de comunicação a partir da linguagem audiovisual. De acordo com o veículo de comunicação utilizado, essa categoria é dividida nas seguintes subcategorias:
  • Telejornalismo:  programas jornalísticos de TV e vídeos jornalísticos veiculados na internet.
  • Radiojornalismo: programas jornalísticos veiculados em rádio e matérias jornalísticas na internet (podcasts, entre outros).

AVALIAÇÃO

A avaliação dos trabalhos concorrentes é realizada em duas etapas, primeiro por um Comitê de Seleção e na sequência por um Comitê de Julgamento.

São considerados critérios de qualidade técnica e jornalísticas: diversidade e relevância das fontes consultadas; investigação de fatos, dados, estatísticas; originalidade e/ou relevância da pauta da reportagem; qualidade e clareza do texto (categoria escrita); qualidade das imagens e do áudio (categoria audiovisual).

PREMIAÇÃO

Os primeiros colocados em todas as subcategorias recebem R$ 8.000 (oito mil reais) como prêmio. O anúncio dos vencedores e a entrega é realizada durante a cerimônia de premiação, que será realizada na Casa da Odontologia, na qual a data ainda será divulgada.

 Mais informações sobre as inscrições e o regulamento estão disponíveis em:  www.crosp.org.br/premiojornalismo/

 

premiocrosp@agenciagalo.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo