EntretenimentoNotícias

Presidente de Federação agradece ao prefeito Romero e lamenta falta de apoio do Governo do Estado às quadrilhas juninas

foto google
foto google

O presidente da Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (Fequajune-PB), entidade que representa mais de 800 agremiações em todo o estado, elogiou a organização d’O Maior São João do Mundo e agradeceu ao prefeito Romero Rodrigues o apoio dado às quadrilhas de Campina Grande. Em contrapartida, Edson Pessoa lamentou a falta de apoio do Governo do Estado às agremiações e criticou o governador Ricardo Coutinho pela postura assumida de não apoiar as manifestações culturais típicas da região.

As críticas foram feitas na quinta-feira, 25, durante a final do o XIV Concurso de Quadrilhas Juninas da Paraíba – Paraíba Junino 2015. O evento reuniu as quadrilhas juninas que foram classificadas em suas respectivas etapas regionais e elegeu a campinense Moleka 100 Vergonha campeã paraibana do ano.

Na oportunidade, Edson Pessoa falou sobre a luta para se manter viva a tradição das quadrilhas juninas na Paraíba, diante da falta de apoio por parte do Governo e dos grandes empresários do estado.

“Nós trabalhamos em conjunto com todas as quadrilhas, nos reunimos o ano inteiro, fazendo avaliações, palestras e compreendendo a situação financeira de cada uma. Infelizmente, no Estado da Paraíba, ainda existe uma deficiência do empresário e do governo estadual para apoiar a nossa cultura. Eles preferem apoiar grandes bandas de forró e esquecem a identidade cultural da nossa terra e que as quadrilhas juninas dão uma injeção enorme de capital no mercado local, movimentando o dinheiro em suas próprias cidades”, disse Edson Pessoa.

Segundo ele, as quadrilhas juninas hoje são o segmento da cultura mais organizado do Brasil e levam o nome dos estados nordestinos por todo o país e até para o exterior. Para as quadrilhas paraibanas, que mesmo diante das dificuldades conseguem ser eleitas campeãs em concursos importantes no segmento, Edson ressaltou que a maior dificuldade tem sido a falta de apoio financeiro.

“Se o Governo do Estado nos ajudasse, seria melhor ainda. O único estado que não ajuda as quadrilhas juninas, no âmbito do governo estadual, é a Paraíba”, lamentou o presidente da Fequajune-PB.

Edson Pessoa destacou ainda a importância do apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande para a realização do Paraíba Junino 2015. “Agradeço à Prefeitura de Campina Grande e à gestão do prefeito Romero Rodrigues, pela parcela de contribuição para a realização deste evento. Realmente nos deixou muito felizes. O apoio que nos foi dado foi um investimento e o resultado é a grandiosidade deste espetáculo que estamos fazendo dentro d’O Maior São João do Mundo”, concluiu.

As quadrilhas juninas são as mais fortes representantes da cultura nordestina no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do ritmo quente do forró. O movimento dos quadrilheiros pelo Nordeste busca manter viva essa cultura popular, mas com atenção às transformações sociais, agindo como fomentador de atividades culturais e de inclusão social. Por meio das quadrilhas juninas, milhares de jovens entram no cenário artístico do Brasil, desenvolvendo suas habilidades com a dança, música, teatro, produção artística e até com o artesanato. (Codecom)



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo