Curiosidades

Pressão alta: Sete mitos e verdades sobre a doença

A pressão alta ou hipertensão arterial é uma doença silenciosa, na maioria dos casos, e que se traduz numa tensão acima do normal exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias coronárias. E, como as pessoas demoram algum tempo para identificar a condição, esta tem se mostrado uma das doenças mais perigosas do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já que é um fator determinante para o aparecimento ou complicação de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, AVCs e insuficiência renal crônica.
Os especialistas recomendam que todos os indivíduos com predisposição para sofrerem de pressão alta – com casos já diagnosticados na família – façam consultas periódicas ao cardiologista. Até porque não existe outra forma de dizer se alguém tem ou não hipertensão a não ser através da medição da pressão arterial.

Vale lembrar que a pressão arterial é considerada alta quando é superior a 14 por 9.

De acordo com a Sociedade Americana de Cardiologia (American Heart Association), os sintomas de pressão alta podem incluir tonturas, falta de ar, palpitações, dor de cabeça e alteração na visão, entre outros.

Alguns dos grupos de risco mais predispostos a sofrerem de hipertensão incluem pessoas com obesidade ou excesso de peso, pessoas que sofrem de stress constante e com histórico familiar de hipertensão.

Maus hábitos alimentares, tabagismo e alguns problemas de saúde mental, como transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico, também podem facilitar o desenvolvimento de hipertensão.

Oito mitos e verdades sobre hipertensão arterial

1. Hipertensos não devem praticar exercício físico

MITO. A prática de atividade física, pelo menos cinco vezes por semana, é essencial para a manutenção de uma vida saudável, e pode inclusive ser uma excelente forma de prevenção contra a pressão alta. Faça caminhadas, substitua o elevador pela escadas, ande de bicicleta, nade e dance.

2. Reduzir o consumo de sal é suficiente para prevenir a hipertensão
MITO. O consumo exagerado de sal é, de fato, um dos fatores que podem provocar pressão alta. Mas reduzir o seu consumo não é suficiente para evitar a hipertensão. Deve ter em atenção a alimentação como um todo, incluindo o consumo de alimentos industrializados e açúcares.

3. Hipertensos devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas

VERDADE. A ingestão excessiva de álcool, além de ser calórica, aumenta a pressão arterial.

4. A apneia do sono pode levar à hipertensão arterial

VERDADE. A apneia do sono é um problema no qual a pessoa apresenta interrupção ou diminuição da respiração durante a noite, provocando engasgos. A condição pode ser também um fator de risco determinante para a hipertensão. Isso porque o organismo de quem tem apneia do sono liberta adrenalina para combater o distúrbio e contrai os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Se a apneia for tratada corretamente, a pressão pode normalizar.

5. A hipertensão não aflige pessoas jovens

MITO. Embora o número de pessoas com pressão alta seja maior entre os idosos, pessoas de todas as faixas etárias podem desenvolver a doença. Principalmente quando levamos em conta que a obesidade e o excesso de peso são um dos maiores fatores de risco para a pressão alta.

6. Fumar prejudica quem tem pressão alta

VERDADE. O fumo é capaz de aumentar o ritmo das batidas do coração e, consequentemente, a pressão arterial. Sendo assim, é capaz de desencadear ou piorar um quadro de hipertensão.

7. Chá de hibisco ajuda a controlar a pressão alta

VERDADE. O famoso hibisco, muito consumido por quem quer perder peso e desinchar, é também um forte aliado no controle da hipertensão. Isso se deve sobretudo à sua ação diurética que faz com que o corpo elimine mais substâncias nocivas por meio da urina.

Notícias Ao Minuto Brasil
Foto: Google



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo