Saúde

Problemas no menisco: saiba como tratá-los

Localizado entre a tíbia e o fêmur, os meniscos são duas cartilagens fibrosas que funcionam como amortecedores da carga que aplicamos sobre o joelho ao andar ou praticar exercícios. Apesar da capacidade de suportar o contato entre a tíbia e o fêmur, é comum que movimentos em falso, prática esportiva sem tênis adequado ou excesso de peso causem lesões no menisco.

Os principais sintomas são facilmente perceptíveis: dores agudas no joelho, inchaço, presença de estalos na região e, em casos mais graves, bloqueio da articulação. “A boa notícia é que essas lesões geralmente são detectadas precocemente e corrigidas por meio de tratamentos minimamente invasivos. Por isso a importância de visitar um médico já no começo do desconforto”, afirma o ortopedista Dr.º Pedro Baches Jorge.

O especialista pontua que nos casos de problemas em que há apenas inflamação ou inchaço leves, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, repouso, fisioterapia ou infiltração de ácido hialurônico para aliviar o incômodo. Porém, se há o rompimento da estrutura meniscal em que o movimento do joelho é comprometido, o ideal é recorrer à artroscopia, método cirúrgico realizado para tratar lesões no menisco.

“Dependendo de cada paciente, essa cirurgia pode ser realizada em apenas 30 minutos”, esclarece. O período de recuperação também varia de acordo com a gravidade de cada caso, sempre seguindo à risca as recomendações médicas, para não comprometer a recuperação.

Fortalecer a musculatura próxima à articulação com a prática de musculação e alongar-se antes e depois dos exercícios físicos ajudam a prevenir o problema. “É importante também sempre usar tênis adequado para a atividade escolhida e seguir as orientações do treinador responsável pela aula, para evitar lesões por má execução dos exercícios”, finaliza.

Francielen Mariotto francielen.mariotto@dezoitocom.com.br

Fotos: Google



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo