DestaquesEconomia

Procon Campina Grande e Febraban orientam população sobre o Pix

Desde o último dia 16 de novembro o Banco Central iniciou as operações com o novo sistema Pix, que além de servir como sistema para pagamentos instantâneos, apresenta outras funcionalidades que prometem melhorar a vida dos consumidores.

Segurança e praticidade são pontos de destaque para quem quer entender o novo Pix. Isso porque, com ele, as pessoas poderão fazer transferências e pagamentos que estarão disponíveis em segundos, tudo de forma descomplicada e utilizando o celular.

Ao invés de preencher os dados pessoais e bancários, quem deseja pagar ou transferir valores precisará informar apenas a chave Pix para realizar a transação.

A chave Pix é a forma de identificação do usuário dentro do novo sistema. O usuário poderá vincular seu número de celular, seu e-mail, seu CPF ou CNPJ (no caso de empresas). O consumidor poderá também deixar que o sistema gere, aleatoriamente, um código alfanumérico para ser a sua identificação ou para que forme um QR Code.

O Procon Campina Grande percebeu, que ainda existem muitas dúvidas sobre o novo sistema e, em ação articulada com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL), buscou a Federação Brasileira dos Bancos (FEEBRABAN), para que fosse lançada uma orientação conjunta para os consumidores, lojistas e demais usuários do novo sistema. O objetivo é demonstrar haver segurança e vantagens no uso do novo PIX para todas as pessoas.

O consumidor ou fornecedor pode conhecer estas e outras orientações, lançadas pelos órgãos, através dos telefones do Procon Municipal: 151, 3065-8980, 98185-8168, 98186-3609, 98123-0749 ou fazer uma consulta e download através do link https://procon.campinagrande.pb.gov.br/orientacoes-sobre-o-pix/.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo