Nacional

Programa Concept Plus atinge recorde de quatro milhões de dados

A Alta, empresa de melhoramento genético bovino, divulga a lista de touros de alta fertilidade identificados no programa Concept Plus, na base de dados 2019. O projeto aponta com precisão animais com maiores taxas de concepção, por análise detalhada de informações de prenhez a campo. Neste ano, o programa chega à sua quinta edição totalizando 4 milhões de dados coletados, um aumento de 43% em relação ao ano passado. Em 2019, foram analisados 403 touros, sendo identificados 132 animais de alta fertilidade, entre eles: 46% zebuínos, 40% taurinos e 14% sintéticos.

No grupo genético taurino, a raça Angus se destaca por ser pioneira nesta diversidade, sendo 52% de origem americana, 31% argentina e 17% nacional. Isso, com possibilidade de indicação para qualquer sistema produtivo do seu negócio. O grupo genético zebuíno é liderado pela raça Nelore, que se destaca pela forte habilidade materna e de fertilidade. A seleção abre possibilidade de escolha para criadores que optam pela utilização do segmento CEIP (10 touros identificados), ou aqueles que apostam na maior e mais rápida intensidade de seleção através de indivíduos jovens geneticamente superiores (47 touros jovens identificados).

O programa uniu dados de mais de 2.742 fazendas, localizadas em 20 estados brasileiros, além de países parceiros como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. “A abrangência alcançada pelo programa garante a variação do perfil de touros avaliados, bem como exposição desses reprodutores aos mais variados climas e sistemas produtivos”, explica Manoel Sá Filho, gerente de programas especiais da Alta.

Para ele, o Concept Plus é extremamente importante e significativo para o mercado, uma vez que 12% dos touros foram responsáveis por 52% de vendas de gado de corte na Alta. “Pensando na pecuária de modo geral, os produtores que utilizam os animais de maior fertilidade têm conseguido agregar quantidade extra de bezerros oriundos de inseminação, o que gera maior faturamento nas propriedades”, afirma Sá Filho.

O Concept Plus tem como objetivo apresentar respostas concretas das variações de fertilidade no campo, que não podem ser diagnosticadas em testes laboratoriais. Para isso, os touros são classificados após um processo que passa por coleta de dados no campo, filtro de qualidade e análise bioestatística para a apresentação dos índices de fertilidade.

Um dos diferenciais do programa é a base de dados móveis, onde são utilizados apenas os dados das últimas duas estações reprodutivas, garantindo a realidade atual dos touros, e sendo possível identificar rapidamente qualquer alteração de fertilidade nos indivíduos. Assim, os touros que apresentam desempenho abaixo da média têm suas vendas canceladas.

Outra característica que torna o Concept Plus o programa mais robusto e confiável do mercado, é a análise bioestatística. “O processo é único no mercado mundial, por apresentar precisão em isolar a contribuição do touro na determinação da taxa de prenhez, isolando a fertilidade dos reprodutores”, explica Sá Filho.

Em cinco anos de projeto e seis de coleta de dados, o programa mostrou sua evolução, saltando de 167 colaboradores na estação de monta 2017/18 para 239 em 2018/19. Já o número de fazendas, no mesmo período, cresceu de 1.757 para 2.742 propriedades neste ano. Em 2020, o objetivo é aumentar a avaliação de touros jovens e propor experimentos nas áreas de reprodução e sêmen.

Workshop Concept Plus

O Workshop Concept Plus, realizado em Uberaba, reuniu cerca de 230 membros da equipe do programa de todo o país. Durante dois dias, eles acompanharam importantes palestras, como a “Visão americana do sistema intensivo de cria”, do palestrante Galen Erickson, da University of Nebraska. Além disso, conheceram as novidades do programa e receberam em primeira mão a lista de touros identificados como Concept Plus na última estação reprodutiva. “O mercado só tem acesso às informações geradas pelo programa um mês após a seu equipe”, finaliza o gerente de programas especiais da Alta.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br.

Isabela Lopes isabela.lopes@alfapress.com.br

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo