Programa de combate às drogas forma mais de 3.500 crianças em Campina Grande

aO Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar da Paraíba, formou 3.564 crianças em escolas de Campina Grande, em 2013. Os alunos participantes são agora agentes multiplicadores do projeto e seus ensinamentos são repassados aos amigos e parentes sempre com o objetivo de mantê-los longe das drogas. 

O comandante do policiamento da Regional 1, sediada em Campina Grande, coronel Marcos Sobreira, acredita que a integração da Polícia Militar nas comunidades, sobretudo na comunidade escolar tem objetivos claros de aproximação. “Sinto-me bastante feliz em saber que nossos policiais promovem direitos humanos ao afastarem jovens do mundo das drogas e do crime”, disse o oficial.

O coronel Sobreira avalia que o Proerd não só beneficia as crianças e adolescentes que participam, mas também beneficia muito a família desses jovens: “O Proerd é uma das políticas sociais da Polícia Militar e a Corporação está preocupada com a prevenção do crime. A meta é fazer com que os alunos do Proerd não sejam levados ao mundo do tráfico de drogas”.

“É importante o aumento do número de jovens capacitados pelo Proerd, mas sobretudo a qualidade dessa formação”, completou o coronel Sobreira, que parabenizou os oficiais e praças diretamente envolvidos no programa.

O programa consiste na presença de um policial devidamente habilitado dentro de sala de aula, promovendo e construindo conhecimentos. Na capacitação as crianças e adolescentes têm doze encontros, dentro de uma temática, lúdica, teatral e ao mesmo tempo séria e servem para desestimular algum interesse de conhecer as drogas e praticar a violência.

“A marca é histórica na cidade e queremos agradecer aos nossos 18 policiais Proerd que se esforçaram sobremaneira para instruir os jovens. Em 2014 nossa meta é atender 5.000 alunos das redes estadual, municipal e privada”, pontuou major Sinval Albuquerque da Silva, coordenador do Proerd em Campina Grande. Já o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Souza Neto, afirma que mantém o compromisso de apoiar sempre o trabalho realizado pelos policiais que integram o Proerd.

No ano de 2013 também foi celebrado convênio com a rede municipal de ensino, iniciativa que potencializou a aplicação das aulas nas comunidades carentes de Campina Grande.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo