Programa de Manutenção Arbórea é iniciado nas principais ruas e avenidas de Campina Grande

aapmcg1Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande (Sesuma) iniciaram ações de limpeza e poda de árvores nas principais ruas e avenidas da cidade. O trabalho faz parte do Programa de Manutenção Arbórea do Município, que será realizado permanentemente, segundo informou Denise de Sena, coordenadora de Meio Ambiente.

Na última segunda-feira, 22, as ações foram levadas à Avenida Giló Guedes (Avenida Canal). Os trabalhos consistiram na poda de galhos de árvores, prática que implica na retirada de ramos ou mesmo de parte das raízes. Em algumas espécies podadas, foi verificada a presença de fungos, entre outros parasitas.

Além da poda e retirada de galhos, as equipes da Sesuma conseguiram retirar placas publicitárias, colocadas inadequadamente no tronco de algumas espécies existentes na Avenida Canal. O problema foi verificado em diferentes espécies plantadas naquela localidade. Também foram podadas espécies de buganvílias, localizadas em frente ao prédio da Receita Federal e da agência da Caixa Econômica Federal (prédio da Fiep).

De acordo com o Programa de Manutenção Arbórea do Município, estão sendo realizados diferentes tipos de podas nas árvores da cidade. Uma delas é a poda de manutenção, que consiste na retirada de galhos secos e a eliminação de focos de fungos ou plantas parasitas. Denise de Sena explicou que essa intervenção é realizada com o objetivo de evitar ou combater problemas fitossanitários. “É realizada a poda e retirada dos galhos doentes”, disse.

Outra poda realizada recebe o nome de adequação (ou poda de formação) e consiste na retirada de galhos e ramos que cresceram em demasia, objetivando melhorar o desenvolvimento da copa, como também sua estética, permitindo que as árvores cresçam mais robustas, porém, sem colocar em risco a segurança de bens ou pessoas.

Também é realizada a poda de segurança, que consiste na retirada de galhos que estão em risco de queda, o que se verifica, com maior frequencia, em períodos de chuvas ou de ventos mais fortes. Esse tipo de intervenção oferece maior segurança para pedestres e também aos motoristas.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo