Programa Habilitação Social supera marca de 22 mil pessoas inscritas

aA segunda edição do Programa de Habilitação Social já conta com 22.729 paraibanos inscritos. Na versão 2014 do programa, lançada pelo governador Ricardo Coutinho no dia 6 de janeiro, mais de 3 mil paraibanos com baixa renda terão acesso à Carteira Nacional de Habilitação, que custaria aproximadamente R$ 1.000 a cada motorista. O prazo da inscrição termina no dia 6 de fevereiro, e os interessados podem se candidatar através do endereço eletrônicowww.habilitacaosocial.pb.gov.br.

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho, destaca que o programa Habilitação Social é um programa de inclusão social que tem despertado o interesse de milhares de paraibanos de baixa renda. “Essa grande procura mostra a seriedade e a consolidação do programa de acesso à carteira nacional de habilitação, que tem critérios que definem a seleção”, comentou.

O programa facilita oportunidades de empregos no mercado de trabalho. “Estes atributos fazem o Programa de Habilitação Social ser considerado um dos maiores programas de inclusão social já lançados pelo Governo da Paraíba”, destacou Rodrigo Carvalho.

O regulamento do Programa de Habilitação Social estabelece que 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação e 20% para os candidatos à mudança categoria. As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motocicletas) e 30% para a categoria B (carros). O projeto tem recebido atenção de Detrans do país, que enviaram representantes à Paraíba para conhecer o projeto e os critérios de distribuição das vagas, sempre atrelados ao lado social dos candidatos.

Como se inscrever – A seleção dos beneficiários do Programa é feita através do sitewww.habilitacaosocial.pb.gov.br, onde está disponível também o edital com as informações completas sobre a seleção. Nesse mesmo endereço, os interessados deverão realizar suas inscrições até os próximos 30 dias, preenchendo as informações necessárias para cada tipo de benefício. E a divulgação dos resultados será publicada no Diário Oficial do Estado e na página oficial do Programa, sendo divididos por região geoadminsitrativa, de modo que o programa contemple candidatos em todos os municípios paraibanos.

Por meio do programa, o candidato é dispensado do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; das taxas na adição de categoria; das taxas na mudança de categoria; do pagamento da Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV); das taxas no pagamento para Permissão para dirigir A ou B e do pagamento de taxas para realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo