Artigo

Projeto bem concebido é diferencial para o sucesso da irrigação localizada – Por Gabriela Terra

Temos observado que cada vez mais se faz necessário a utilização dos recursos naturais de forma racional. Nesse conceito, o uso racional da água tem um papel muito importante, especialmente na agricultura com o uso de tecnologias como a irrigação.

Em contrapartida temos uma população crescendo cada vez mais e junto a demanda maior de alimentos e vestimentas, o que é um grande desafio para os agricultores. Então, como produzir mais demandando menos recursos naturais? Nesse contexto entra a agricultura irrigada, que permite produzir o dobro na mesma área e reduzir custos com insumos, energia elétrica e água.

Outra questão dos agricultores é se é possível ser efetivamente eficiente no uso da irrigação. Quando pensamos em irrigação, temos que levar alguns aspectos em consideração, como os relacionados à planta: qual cultura irrigar, qual a demanda dessa cultura, qual tipo de solo, quais as informações de clima (como precipitação e evapotranspiração), quantidade e qualidade da água, para assim conseguirmos dimensionar um projeto que seja bem concebido.

A irrigação localizada tem uma eficiência muito alta no uso da água, por aplicar água e fertilizante diretamente nas raízes das plantas, demanda uma menor vazão quando comparado com outros sistemas, mas para uma efetividade no uso dessa tecnologia se faz necessário o estudo prévio dos parâmetros citados acima para que se tenha sucesso no uso do projeto.

Quando conseguimos ter um projeto bem dimensionado para a região, tipo de cultura e tipo de solo, conseguimos atender as demandas hídricas e nutricionais por todo ciclo produtivo da lavoura, extrair o máximo do potencial da irrigação e assim aumentar a produtividade e qualidade dos cultivos.

 Quando pensamos especificamente na cultura do café arábica, um projeto bem dimensionado é crucial para o momento de pré-florada. Isso porque nessa cultura geralmente se trabalha o manejo deficitário de irrigação nas plantas para que haja a diferenciação das gemas florais. Quando a maior porcentagem de gemas estão bem desenvolvidas se faz necessário voltar a irrigação para encher a caixa de água do solo e posteriormente a abertura da florada.

Por isso, é tão importante ter um projeto bem dimensionado que atenda o tamanho da área, a cultura e variedade. Muito importante a procura de empresas e profissionais que se atentem aos fatores, solo (planialtimétrico, classificação física e química do solo), água (quantidade e qualidade), planta (necessidade hídrica e nutricional crítica, coeficiente de cultivo crítico), atmosfera (dados históricos de precipitação, evapotranspiração, temperatura mínima, máxima, altitude e longitude).

A Netafim e seus canais parceiros possuem profissionais capacitados para projetar e implementar projetos de irrigação de alta qualidade levando em consideração todas as variáveis citadas neste artigo. Por isso a importância de buscar profissionais qualificados.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo