Política

Projeto prevê a inserção de mensagens de combate a drogas em eventos infantis

Foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, um Projeto de Lei do vereador Tanilson Soares (PSB) que determina a inserção de mensagens educativas sobre os malefícios das drogas e uso abusivo de álcool em shows e eventos culturais e esportivos destinados ao público infantil na Capital. O PL segue agora para a sanção do prefeito Luciano Cartaxo.

Conforme texto do projeto, as mensagens educativas deverão ser impressas nos ingressos e durante o evento deverão constar em painéis ou, alternativamente, em faixas, cartazes, meios audiovisuais ou, ainda, transmitidas a viva voz.

“Os shows, eventos culturais e esportivos voltados para a população infanto-juvenil constituem excelente oportunidade para a divulgação de mensagens educativas de orientação e informação sobre o tráfico e o consumo de substância psicoativas além do consumo de álcool que aumentou no Brasil 43,5% em dez anos. O projeto muito ajudará na conscientização, já que muitos jovens são alvo fácil nestes locais onde acontecem os eventos e também é crescente a cada dia no Brasil o uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes”, defendeu o vereador.

Dados

Pesquisa realizada no Brasil e publicada no Jornal da Tarde de São Paulo apontou que 24,7% dos jovens entre 10 e 17 anos já experimentaram algum tipo de droga.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um estudo no qual foi identificado que quase 6% dos brasileiros são dependentes de drogas e 55% dos jovens do ensino fundamental e médio já ingeriram bebidas alcoólicas.

Outro dado importante consta  em  estudo  da  Organização  Mundial  de  Saúde  (OMS): cerca  de  80.000  (oitenta  mil)  óbitos  no  Brasil  foram  atribuídos  ao  consumo excessivo  de  álcool, principalmente nos casos de morte por problemas hepáticos.

Ascom Tanilson Soares ascomtanilsonsoares@gmail.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo