Cotidiano

Projeto Recicla Campina já é uma realidade e já chega a vários bairros

Lançado pelo prefeito Romero Rodrigues, no mês de maio, o Recicla Campina, gerenciado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente-SESUMA,  já é uma realidade na cidade, e  a adesão de empresas, escolas, residências, comércio, serviços e condomínios, e da população em geral só tem aumentado.

O Programa objetiva realizar uma grande mobilização na cidade na área de educação ambiental. Com isso, a partir do bairro do Catolé, onde atualmente contempla 27 ruas, o governo municipal promove a conscientização sobre a importância e a participação da comunidade quanto à reciclagem de resíduos sólidos e rejeitos. Só nesta área   foram destinados corretamente 10 toneladas de matérias recicláveis, nestes primeiros 90 dias .

Além destas 26 ruas do bairro do Catolé, contempladas,   existem oito pontos de entrega voluntária, nos bairros do Monte Santo, na sede da Cooperativa COTRAMARE, Mutirão, Cooperativa CAVi,Velame, Catamais; e dois no Postal Sudoeste, sede das cooperativas Cata Campina e Associação ARENSA.

Tem outros locais na Praça da Bandeira, Parque da Criança e Parque da Liberdade, onde o cidadão pode ir deixar o material, ou se preferir ligar 3310-6125, solicitando a presença da equipe da Sesuma, ou no Instagran  @recicla campina, via direct, onde se tira dúvidas e mobiliza a população através de uma rede social.

A coleta seletiva de acordo com a coordenadora do projeto, engenheira Rafaela Oliveira, tem uma rota fixa semanal e acontece as terças, quintas e sábados e” proporciona benefícios à população, a exemplo de redução da poluição, melhoria da qualidade de vida, economia de energia, geração de empregos, limpeza urbana e redução da exploração de recursos naturais’, explicou.

Esta ação contempla, além das oficinas de sensibilização, que culminaram com o termo de adesão de 10 escolas( oito municipais e duas privadas), e  encontros educativos, um atendimento com a coleta seletiva. Podem ser reciclados materiais como metal, papel, vidro e plástico. Também acontece a inclusão social dos catadores de produtos recicláveis.

De acordo com o secretário da SESUMA, Geraldo Nobre, o programa, nestes 90 dias, já tem uma avaliação bastante positiva, pois começou dentro das escolas municipais, com a intensa participação de estudantes e de educadores “ e já recebemos solicitações de outros 20 bairros distintos que já foram inseridos em nossas rotas alternativas de coleta.

“De fato, o local correto para se começar este tipo de programa é a escola, pois assim preparamos os estudantes para lidar com responsabilidade a questão dos resíduos, diminuindo impactos ambientais e consolidando uma cultura de sustentabilidade ao projeto. O programa deverá se consagrar como referência no Brasil, pois são poucas as cidades que já iniciaram a coleta seletiva”, afirmou.

O bairro do Catolé, que conta com unidades da rede municipal – escolas e creches –  foi o  ponto de partida do Programa Recicla Campina, mas o cronograma prevê, nos próximos meses, contemplar as demais regiões de Campina Grande, inclusive com mais oficinas e visitas a outras  escolas particulares.

Segundo Rafaela,” nesta fase inicial, estamos passando os ensinamento de formação de cidadãos conscientes para alunos, gestores e funcionários das escolas, para um total de 2 mil alunos, que servirão como agentes multiplicadores, e na ocasião implantamos a coleta seletiva nestas unidades”.
A ideia do programa é o envolvimento paulatino dos 32 mil estudantes da rede municipal de ensino, matriculados nas escolas e creches. Estão previstas oficinas envolvendo os estudantes e a instalação de pontos de entrega voluntária de resíduos.

A participação e interação com o programa, contudo, não se limita apenas aos estudantes, mas prevê ainda o chamamento para os outros integrantes da rede escolar – professores, funcionários e pais – como também da comunidade próxima às unidades.

Por isso, também já existem parcerias firmadas com entes públicos, entre eles condomínios e colégios de Campina Grande.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo