Educação

PROVERD prossegue nas escolas municipais

O programa “A Verdade sobre as Drogas” (PROVERD) que tem por finalidade alertar crianças, adolescentes e jovens sobre os riscos físicos, psicológicos e sociais decorrentes do uso e abuso de drogas, prossegue nas escolas do Sistema Municipal de Ensino.

Na última quinta-feira os alunos da Escola Municipal Advogado Otávio Amorim tiveram a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre os perigos das drogas. Nesta sexta-feira, 13, as atividades foram desenvolvidas no  Lions Prata, no bairro do Catolé.

O programa da Guarda Civil Municipal é coordenado pelo advogado Rafael Durand Couto.

Durante as palestras, o estudante saberá que droga e toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.

Há também as drogas naturais: maconha, que é feita da planta cannabis sativa e o ópio que tem origem nas flores da papoula; drogas sintéticas: que são produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD; drogas semi-sintéticas: como heroína, cocaína e crack, por exemplo.

As drogas podem ser:
– Estimulantes: aumentam os níveis de atividade motora e cognitiva no organismo e reforçam o estado de alerta, podendo causar a sensação de euforia, mas também irritabilidade e agitação;

– Alucinógenas: causam distorções na nossa sensopercepção (nossos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato). Frequentemente provocam alucinações ou ilusões;

– Depressoras: que reduzem as atividades do sistema nervoso central e, em casos extremos, a paradas cardíacas ou respiratórias, subdivididas em:

– Analgésicas: levam ao relaxamento muscular, causando uma sensação temporária de entorpecimento e bem-estar;

– Hipnóticas: substâncias que induzem um indivíduo ao sono.

Os estudantes são informados que o abuso dessas substâncias pode provocar danos irreversíveis ao organismo, à medida em que essas substâncias intoxicam o corpo e prejudicam sua estrutura e funcionamento, tanto no sistema nervoso central como em outros órgãos por onde interagem.

É preciso dizer não às drogas, sejam as consideradas lícitas (álcool ou fumo) ou as ilícitas.

Neste primeiro semestre letivo, dez escolas municipais já participam do Programa ‘A Verdade sobre as Drogas’.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo