Curiosidades

Quando suspeitar do câncer de próstata hereditário?

Você tem familiares com câncer de próstata? Sabe se é hereditário? A Oncologista Dra. Allyne Queiroz dá mais detalhes sobre a doença.

A maior parte dos cânceres de próstata é esporádica, ou seja, acontece devido ao envelhecimento do corpo. No entanto, nos casos de câncer hereditário, a pessoa já nasce com esse defeito genético que é passado pelos pais, fazendo com que ela desenvolva câncer geralmente em idades mais jovens.

O câncer de próstata hereditário corresponde a 5-10% dos casos de câncer. Essas alterações herdadas podem passar de pai para filho e também para filhas. Na verdade, todos seus parentes de primeiro grau (irmãos, pais e filhos) estão sob risco, e este risco é de 50%.

Quais famílias devem suspeitar de Câncer de próstata hereditário?

  • Família em que há presença de vários casos de câncer de próstata (mais de três casos).
  • Quando você ou algum familiar apresenta caso de câncer de próstata avançado (chamado de metastático) logo ao diagnóstico.
  • Quando, além de casos de câncer próstata na família, você também tem casos de câncer de mama e ovário.
  • Famílias de judeus Ashkenazi.
  • Familiares próximos já com o diagnóstico de síndrome de câncer de próstata hereditário.

Nesses casos, o que fazer?

  • Exames preventivos: os homens, devem iniciar as visitas ao urologista mais cedo que o habitual, por volta dos 40 anos. Além disso, terá que realizar outros exames preventivos para diagnóstico precoce de tumores de pâncreas, de intestino, dentre outros.
  • Teste genético: um exame simples, feito através de uma coleta de sangue (como um hemograma) ou de maneira mais simples ainda, com uma coleta de saliva.

Portanto se a sua família apresentar vários casos de câncer de próstata ou ao menos um caso de câncer de próstata jovem, converse com seu médico para chegar ao melhor diagnóstico e ao melhor tratamento.

 

Agência do Rádio

Foto: Reprodução

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo