Curiosidades

Quatro mitos e duas verdades supreendentes sobre pessoas canhotas

Os canhotos podem ter uma má reputação – em alguns idiomas, a palavra canhoto pode ser sinônimo de sinistro ou fora de moda. Essa negatividade tende a surgir da falta de familiaridade e da desinformação: apenas 10% da população tem uma mão esquerda dominante.

Existem muitos mitos sobre as diferenças entre destros e canhotos. A The Healthy falou com especialistas para estabelecer toda a verdade por trás de alguns dos mitos mais comuns.

Mito: Os canhotos são mais criativos

Existem algumas coisas que todas as pessoas criativas têm em comum, mas ser canhoto não é uma delas. A ligação entre canhotos e criatividade é um mito antigo. Um estudo de 2014 destaca que a maioria das pesquisas que mostram que os canhotos são mais criativos é bastante fraca.

Mito: É mais provável que os canhotos sejam líderes

Seis dos últimos 12 presidentes dos EUA eram canhotos, mas isso é considerado uma trivialidade presidencial, não uma qualificação para o cargo. Não há evidências científicas concretas de que a destreza em escrever com a mão esquerda tenha algo a ver com suas capacidades de liderança.

Mito: Os canhotos são mais inteligentes

“Há uma ideia de que os canhotos são mais inteligentes, mas não é assim”, diz o Dr. Ochoa, à The Healthy. Os canhotos podem, no entanto, pensar de maneira diferente. “O mundo não é um lugar para canhotos – utensílios, tesouras e outros objetos de uso diário são projetados para pessoas destras”. “Os canhotos precisam pensar de maneira flexível e encontrar maneiras de usar essas ferramentas”.

Mito: Os canhotos são introvertidos

Um estudo de 2013, publicado na revista Lateralidade, não encontrou diferenças em nenhuma das cinco medidas de personalidade testadas entre destros e canhotos.

Fato: Canhotos podem ter mais problemas de sono

Um estudo publicado na revista Chest analisou os movimentos rítmicos dos membros da mão direita e da esquerda enquanto dormiam. Os investigares descobriram que 94% dos canhotos tinham movimentos nos membros (o que pode ser um indicador do distúrbio do sono conhecido como distúrbio periódico do movimento dos membros), em comparação com 69% dos destros.

Fato: Pessoas com certos distúrbios de saúde mental têm maior probabilidade de serem canhotos

Entre as pessoas que sofrem de doença mental, as pessoas com transtornos psicóticos, como a esquizofrenia, são muito mais propensas a serem canhotos do que aquelas com transtornos de humor, como depressão ou transtorno bipolar, de acordo com um estudo publicado na revista SAGE Open.

Notícias Ao Minuto Brasil



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo