ArtigoNotícias

Quiz da oftalmologia: você cuida bem da sua visão?

aVocê sabia que quatro quintos de todas as informações pelo cérebro chegam, primeiramente, através dos olhos? E que a visão tem importância tão grande que supera, até mesmo, a de todos os outros sentidos? “A visão permite aos seres humanos aprimorarem a percepção do mundo. Por isso, é imprescindível cuidar bem dos olhos, pois além de possuírem grande importância em nossa vida, são frágeis e complexos”, destaca o oftalmologista Richard Yudi Hida.

Mas será que estamos mantendo os devidos cuidados com a nossa saúde ocular e prevenindo nossos olhos de possíveis complicações? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão. Além disso, 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados, caso o indivíduo tivesse buscado tratamento a tempo. Sendo assim, para ter uma visão de qualidade e duradoura, é necessário estar atento a algumas medidas. Ficou curioso para saber como anda a qualidade de sua saúde ocular? Faça o quiz e descubra!

1 – Visita regularmente o oftalmologista?

( ) Sim ( ) Não

2 – Mantém uma regularidade do horário em que vai pra cama?

( ) Sim ( ) Não

3 – Ao usar o computador por longos períodos, costuma dar pequenos intervalos de 1 ou 2 minutos a cada duas horas?

( ) Sim ( ) Não

4– Costuma compartilhar maquiagem com parentes e amigas?

( ) Sim ( ) Não

5 – Respeita o prazo de validade da lente de contato?

( ) Sim ( ) Não

6 – Costuma usar colírio sem indicação médica?

( ) Sim ( ) Não

7 – Utiliza água boricada ou soro fisiológico para limpar os olhos?

( ) Sim ( ) Não

8 – Adquire óculos de sol de procedência duvidosa como, por exemplo, de camelôs?

( ) Sim ( ) Não

Resultado: Se você concordou com pelo menos três das afirmações propostas, saiba que é hora de ligar o sinal de alerta. Adotar medidas simples, tais como, alimentação balanceada, exames preventivos, visita ao oftalmologista e higiene, devem sempre ser preservados. Afinal, os hábitos estão, sim, diretamente relacionados à saúde ocular.

Sobre Dr. Richard Yudi Hida

Dr. Richard Yudi Hida é um dos maiores cirurgiões oculares reconhecido mundialmente. Há quase 20 anos, Dr. Richard Yudi Hida atua na área de oftalmologia clínica e cirúrgica, no tratamento das mais variadas doenças visuais.

O profissional é especializado em oftalmologia pelo Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo. Foi Fellow nas 2 melhores Universidades do Japão (Keio University- School of Medicine e Kyorin University) onde dominou várias áreas da oftalmologia cirúrgica.

Atualmente, é chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, responsável por cerca de 500 cirurgias por mês.

É também diretor técnico do Banco de Tecidos Oculares da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, responsável por coordenar a distribuição de tecidos oculares para transplante desta instituição.

O profissional ainda é membro da equipe de Transplante de Córnea da Santa Casa de São Paulo.

É médico voluntário, colaborador e membro do Grupo de Estudo em Superfície Ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP), responsável por orientar inúmeras pesquisas internacionais sobre tratamento e diagnóstico de doenças da superfície ocular.

Ana Lucia Pinto
Assessoria de Imprensa

ana.lucia@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4603 / (11) 3674-4419 Direto



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo