Saúde

Rede Municipal de Saúde realiza primeira mamoplastia redutora, pelo SUS

 

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou a primeira cirurgia de mamoplastia redutora, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Municipal Dr. Edgley. O procedimento, que ocorreu nesta quarta-feira, 25, beneficiou Elizângela Medeiros Farias, técnica de enfermagem de cerca de 40 anos, que sofria de gigantomastia – uma condição que causa o crescimento excessivo das mamas, resultando em desconforto físico e problemas ortopédicos.

Elizângela destacou a importância da cirurgia para sua qualidade de vida: “Eu me sentia muito constrangida, por não poder vestir todo tipo de roupa ou fazer exercícios na academia. Além disso, sentia muitas dores na coluna e nos ombros por causa do peso das mamas”. A paciente agora se encontra em recuperação pós-operatória.

A médica responsável pelo procedimento, Gyanka Porto, explicou o procedimento. “A mamoplastia redutora é classificada como uma cirurgia reparadora, e não estética”.

O procedimento é voltado para pacientes com problemas ortopédicos decorrentes do peso excessivo dos seios. A previsão é que o procedimento seja realizado mensalmente no Hospital Dr. Edgley.

O encaminhamento para a cirurgia é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e segue critérios específicos: a paciente deve ter indicação médica, não ser tabagista, estar no peso ideal e não apresentar fatores de risco associados, entre outros pré-requisitos.

Além desse marco, na semana passada, o hospital também realizou a primeira mastectomia masculinizante de homem trans pelo SUS em Campina Grande, ampliando o acesso a cirurgias de reafirmação de gênero na cidade.

Esses avanços reforçam o compromisso da gestão municipal em oferecer cuidados de saúde abrangentes e inclusivos, priorizando o bem-estar e a qualidade de vida da população

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo