Ricardo abre Encontro Regional de Agentes Comunitários de Saúde em Patos

aO governador Ricardo Coutinho abriu, na manhã de desta sexta-feira (30), o segundo dia de atividades do I Encontro Regional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel. Mais de 500 agentes participaram do encontro organizado pelas 6ª, 7ª e 11ª Gerências de Saúde com objetivo de discutir e criar um espaço para a troca de experiências e valorização do trabalho dos ACS. 

Acompanhado do secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, da secretária executiva de Saúde, Claudia Veras, da secretária de Comunicação Institucional, Estela Bezerra, e do deputado estadual Antônio Mineral, o governador Ricardo Coutinho ressaltou a importância dos ACS na melhoria do sistema de saúde e na qualidade de vida da população. “Os agentes representam a porta de entrada dos cidadãos ao sistema de saúde, conhecem de perto as famílias atendidas e são responsáveis por criar um elo entre a comunidade e as políticas públicas de saúde”, enfatizou.

O governador reconheceu o apoio dos agentes comunitários de saúde no processo de ampliação e qualificação dos serviços de saúde e lembrou que acompanha de perto a luta da categoria desde quando era vereador e deputado estadual. “Quero agradecer a cada um dos 8.208 ACS da Paraíba e desejo força e fé para que continuem ajudando os filhos do povo a viverem melhor e com mais saúde”, disse.

A secretária executiva de Saúde, Claudia Veras, fez uma apresentação da política estadual de saúde: avanços e desafios. Ela ressaltou que o ACS tem um papel importante e esse grupo da região de Patos é pioneiro por ter participado do Programa de Agentes Comunitários de Saúde em 1991. “Esse é um grupo formulador da discussão do papel e dos desafios dos ACS e do SUS. Para o Estado é importante apoiar um evento como este que contribui para a formação crítica e troca de experiência entre os profissionais”, salientou.

O apoiador da 6ª Regional de Saúde e agente comunitário, Paulo Sérgio, da organização do encontro, destacou que o momento era importante para a escuta, formação profissional e empoderamento das políticas públicas de saúde. “A nossa ideia é potencializar o trabalho dos ACS já que é o elo de ligação entre a comunidade e os serviços de saúde. O apoio do governo do Estado em encontros como esse é importante para o fortalecimento da categoria”, finalizou.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo