Ricardo e cônsul discutem possibilidades de intercâmbios entre Paraíba e Canadá

aO governador Ricardo Coutinho recebeu em audiência o cônsul geral do Canadá, Stéphane Larue, com quem conversou sobre possibilidades de intercâmbio entre os governos do Canadá e Paraíba. O encontro ocorreu na Granja Santana, em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira(6), e teve a participação de secretários do Governo. 

Ricardo disse que o Governo do Estado tem muito interesse em firmar parcerias com o governo canadense, sobretudo nas áreas da Educação e da Tecnologia. O cônsul e o governador conversaram ainda sobre o bom momento econômico que vive a Paraíba, que tem crescido acima dos índices do Nordeste.

Stéphane Larue está visitando a Paraíba pela primeira vez e participou da Conferência Brasil-Canadá 3.0. “Com o governador falamos bastante sobre ações no setor de educação, das possibilidades de desenvolvermos um programa de intercâmbios com alunos do ensino médio da rede pública estadual que passariam alguns meses no Canadá aprendendo outros idiomas, enriquecendo seus conhecimentos”, destacou.

Sobre a conferência o cônsul Stéphane avaliou que o evento foi um sucesso. “Os dois mil canadenses que participaram da conferência também se encantaram com a hospitalidade calorosa dos paraibanos e com a beleza da cidade”, afirmou.

Stéphane destacou que ficou impressionado com o dinamismo econômico que vem ocorrendo na Paraíba. “Tive uma reunião com a secretária da Educação, Márcia Lucena, e soube que o resultado acadêmico dos alunos aqui do estado no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi o primeiro lugar no Nordeste, outra vez um indicativo do desenvolvimento educacional, econômico e cultural que existe aqui,” declarou.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Cláudio Furtado, ressaltou que por recomendação do governador Ricardo Coutinho as Secretarias da Educação e do Turismo e Desenvolvimento Econômico providenciarão um modelo de intercâmbio para que parcerias sejam firmadas com o governo do Canadá. Furtado acrescentou que o envio de alunos paraibanos àquele país reforçará tradição de intercâmbio que já existe entre a Paraíba e o Canadá e será de grande importância para os alunos da rede estadual que terão a oportunidade de aprender o inglês ou o francês em terras canadenses.

Ainda participaram da reunião os secretários João Azevedo (Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia), Renato Feliciano (Turismo e Desenvolvimento Econômico), além do presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo