Cotidiano

Romero confirma investimentos na melhoria do sistema viário e novos terminais

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, confirmou nesta terça-feira, 19, durante a entrega de dez novos ônibus para a frota do transporte coletivo do município, investimentos destinados à pavimentação, melhoria do sistema viário local e implantação de novos terminais de integração.

O segundo terminal já está sendo construído no bairro das Malvinas e deverá ser inaugurado no mês de outubro. Também estão sendo realizados estudos para implantação de um terminal na região sudoeste da cidade, beneficiando moradores dos bairros Três Irmãs, Cidades, Catingueira e Jardim Verdejante.

“É uma região nova que está surgindo na cidade com casas e apartamentos, a exemplo dos conjuntos Pedro Gondim, Major Veneziano e do Raimundo Suassuna, e do loteamento do Portal Sudoeste”, disse o prefeito. Segundo Romero, algumas áreas da região sudoeste já foram visitadas para identificação de um espaço mais adequado para implantação de um novo terminal de integração.

O prefeito também confirmou a parceria com empresários do transporte coletivo para implantação de ônibus articulados. Segundo ele, a proposta é começar com o sistema de ônibus articulado a partir do terminal de integração que deverá ser construído na região sudoeste. “O ônibus articulado vai reduzir o número de veículos circulando, porque apenas um dele permite o transporte de maior número de passageiros”, explicou.

Entretanto, para viabilizar o uso do ônibus articulado, são necessárias modificações no sistema viário da cidade. Popularmente chamado de ônibus-sanfona, o ônibus articulado é um veículo de transporte coletivo que possui reboque traseiro, cujo acesso é feito por um sistema de sanfona. Possui capacidade média para o transporte de 120 passageiros, sendo 60 viajando sentados. Deste novo terminal de integração, o ônibus articulado faria o transporte de passageiros para o terminal localizado no Açude Novo.

O prefeito destacou ainda outros avanços, voltados à melhoria do sistema viário de Campina Grande, iniciados na sua gestão. Entre eles a criação de faixas exclusivas para ônibus na Avenida Canal e que, posteriormente, serão implantadas ao longo da Avenida Floriano Peixoto; pavimentação de ruas objetivando a expansão da frota de coletivos; implantação do Cartão Temporal, permitindo que passageiros utilizem dois ou até três veículos coletivos pagando uma única passagem; e a melhoria dos corredores viários.

Com relação à construção do terminal de integração do bairro das Malvinas, o diretor executivo da Comtranslegal, Anchieta Bernardino, disse que a implantação beneficiará milhares de usuários que residem naquela região. “O terminal das Malvinas poderá desafogar toda aquela área circunvizinha, onde estão mais de 100 mil moradores”, disse Anchieta.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo