Política

Romero estrutura Ouvidoria Geral do Município no Gabinete do Prefeito

Após criar e consolidar a Controladoria Geral do Município (CGM), instalando o novo órgão com status de secretaria no próprio Gabinete do Prefeito, o prefeito Romero Rodrigues também decidiu estruturar uma Ouvidoria no principal prédio do poder municipal, na avenida Rio Branco, Centro. A medida, segundo o secretário Chefe do Gabinete, Alcindor Vilarim Filho, deixa evidenciada a disposição de Romero de modernizar a gestão com instrumentos que elevam essencialmente a transparência, o acesso do cidadão à Prefeitura e a própria modernização dos processos administrativos.

Sob a supervisão direta de Alcindor Vilarim, o novo Ouvidor Geral do Município, advogado Alex Nascimento, já vem há dias aprimorando o trabalho do novo órgão, principalmente no tocante às ferramentas de interação com o cidadão-cliente-contribuinte, que passa a ter um canal para que sejam apresentadas sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Nascimento explica que, ao receber as demandas da comunidade, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, respondendo ao manifestante e concluindo o processo.

A população em geral pode fazer, por enquanto, os seus encaminhamentos pelo site oficial da prefeitura municipal, cujo endereço é www.campinagrande.pb.gov.br.

Segundo o Ouvidor Geral do Município, a partir da manifestação do cidadão, busca-se melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos de forma que a população possa sentir-se satisfeita, tendo as suas necessidades atendidas.

“De fato, a Ouvidoria cumpre o papel de repassar as demandas da população aos órgãos de responsabilidade de atender às diversas solicitações que forem encaminhadas ao poder público municipal, como, por exemplo, limpeza de terrenos, troca de lâmpadas e muitas outras situações. Por meio do sistema online acompanhamos todas as providências tomadas em relação a cada caso específico”, explicou Alex Nascimento.

Interação – Neste contexto de relação entre cidadãos e governo municipal, despontam, portanto, entre as muitas tarefas da Ouvidoria, assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar quaisquer problemas no âmbito da administração campinense.

“De fato, a Ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às secretarias e demais unidades de gestão pública, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada e respondida, a ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público”, afirmou o ouvidor.

Em sua avaliação, a população vai aos poucos compreendendo a importância do contato com Ouvidoria, pois vem sendo crescente a busca pelo novo serviço implantado por determinação do prefeito Romero Rodrigues, cujo objetivo é tornar cada vez mais célere, transparente e moderna a prestação de serviços à coletividade.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo