Educação

Romero vai abrir o I Encontro de Robótica de Campina Grande

catsCom a presença do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hércules Lafite, além de outras autoridades, será realizada na próxima quarta-feira, dia 25, às 9h, no Museu Vivo da Ciência, Tecnologia e Inovação “Lynaldo Cavalcante” (no Parque do Açude Novo), a solenidade de assinatura do convênio de cooperação técnico-científica entre a UFCG e a Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de projetos voltados à integração do ensino, pesquisa e extensão.

Os projetos beneficiarão pesquisadores, professores e estudantes das universidades públicas locais, bem como das redes de ensino fundamental e médio no município.

A assinatura da parceria para utilização do Museu Vivo da Ciência “Prof. Lynaldo Cavalcanti” como estação de produção e execução de projetos marcará a abertura do I Encontro de Robótica de Campina Grande, que será realizado durante todo o dia, contando com a participação de universidades, faculdades, escolas públicas e privadas.

O público terá a oportunidade de conhecer projetos em robótica desenvolvidos por pesquisadores, professores e estudantes, podendo interagir com os expositores, além de participar ativamente das demonstrações que visam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e incentivar o desenvolvimento de carreiras profissionais no âmbito da interação homem-máquina.

Atualmente, a Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolve parceria com a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, o PROAFE – Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande, coordenado pelo professor Osmundo Rocha Claudino, que oferece aos alunos da Rede Pública de Ensino Básico ensino experimental de Biologia, Química, Física e Matemática, complementar à sua formação em sala de aula nas escolas.

Neste cenário, o Programa de Educação Tutorial da UFCG, mantido pelo FNDE, tem promovido uma formação profissional contextualizada na realidade do aluno por meio do desenvolvimento da competência essencial de liderança e da integração de atividades de pesquisa, ensino e extensão.  Em particular, o Grupo PET Computação da UFCG tem um histórico de projetos que auxiliam a PMCG-SETI em suas ações de contextualização do ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio, por meio da organização da Olimpíada Paraibana de Informática e da realização conjunta com a PMCG e a SCTI da Programação Anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Além disso, o PET da UFCG dispõe de uma feira permanente de profissões (Praça das Profissões) que contribui com a contextualização do ensino experimental nos níveis fundamental e médio pela criação de oportunidades, o mais precocemente possível, para os alunos e professores compreenderem e explorarem o papel das profissões oferecidas pela UFCG nas suas práticas de ensino-aprendizagem.

Neste contexto, o projeto em parceria “FelizCidade” – Jogo de Inovação com Educação Tutorial, vai ampliar estas ações da UFCG e da PMCG para uma dimensão ainda mais pragmática do ensino, trazendo para o aluno e o professor, além do ensino experimental, a contextualização deste ensino prático por meio de vivências que modelam problemas da cidade, que exploram tecnologias disponíveis aos alunos e professores e tecnologias sociais criadas pelos próprios atores do processo ensino-aprendizagem, e que, ainda, criam conexões reais dos componentes curriculares do ensino fundamental e médio com as carreiras profissionais ofertadas pelas universidades.

O PET Computação da UFCG, sob a liderança do professor Marcelo Alves Barros, implementou uma versão piloto do “Projeto FelizCidade” durante o evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, no Parque da Criança, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2015. Resultados positivos tais como a participação de 1500 alunos e professores do ensino médio, e cadastro no jogo de 351 jogadores, assim como um aumento de 610% da visitação dos stands de conhecimentos de C&T da exposição em relação ao evento do ano 2014, demonstraram o potencial do jogo para engajar estudantes em missões de associação de conhecimentos disponíveis nos stands a situações práticas da vida.

Codecom



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