Curiosidades

Sabonete ou gel de banho? Nem um, nem outro

Essa pode ser uma questão que você não leve muito em consideração na hora de comprar. Mas estudos revelam que a água é, por si só, suficiente para a limpeza da pele, sendo que o sabonete ou o gel de banho só devem entrar em ação nos casos de maior sujeira, como acontece após o contato com a terra, o óleo ou tinta, segundo especialista.
Isso porque os sabonetes deixam a pele suave, hidratada e limpa a ponto de eliminarem as bactérias e micróbios presentes na pele. O sabonete ou gel de banho são a presença garantida na hora do banho, mas podem, na verdade, ser prejudiciais.

À revista norte-americana Time, o especialista Robynne Chutkan explica por que as pessoas não devem se lavar diariamente com estes produtos de higiene pessoal.

Em primeiro lugar, diz, o contato com poeira e sujeira do dia a dia “ensina o ‘microbioma’ a reconhecer os germes amigos e os inimigos”. Em segundo lugar, o ‘poder’ de limpeza dos produtos de banho faz com que sejam eliminados micróbios e bactérias fundamentais para o bem-estar e para a saúde.

Segundo o especialista, não há, porém, qualquer mal em usar sabonete ou gel de banho, desde que estes sejam orgânicos e não antibacterianos, os mais vendidos e procurados pelos consumidores. Estes antibacterianos são os que mais possuem componentes químicos e tóxicos, podendo assim prejudicar a pele ao invés de apenas limpar.

Notícias Ao Minuto Brasil



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo