Saúde

Saiba a importância da limpeza de carpetes e tapetes em ambientes com pessoas alérgicas

 

Especialista dá dicas de limpeza correta para garantir a vida útil das peças sem perder cores e texturas

O cuidado adequado com a limpeza de carpetes e tapetes faz toda diferença na para manter ambientes saudáveis, especialmente para aqueles que enfrentam alergias. Em locais onde pessoas alérgicas frequentam, a manutenção das peças é fundamental para minimizar os riscos causados por ácaros, poeira e alérgenos. O acúmulo de partículas nocivas nesses objetos pode desencadear sintomas como espirros, coceira nos olhos, congestão nasal e até mesmo crises de asma em indivíduos suscetíveis.  O CEO da CleanNew, rede de higienização e blindagem de estofados, Fritz Paixão, listou alguns cuidados que garantem a higienização adequada e prolongam a durabilidade dos objetos com segurança.

Aspirador de pó sempre

O uso de aspirador de pó para a manutenção diária é uma ótima alternativa. “Aspirar os objetos a cada três dias é o recomendável para manter o tapete limpo. Jogar determinados produtos de limpeza aumenta o risco de manchar o tapete, por isso o aspirador é a única recomendação”, explica o CEO.

Invista em produtos específicos

Para casos de pequenas manchas ou sujeiras, a limpeza completa pode ser dispensada. “Nesses casos recomendamos o uso de produtos de fácil aplicação. O Blindagem CleanNew e Magic Clean, por exemplo. Eles permitem ao usuário executar pequenos procedimentos de limpeza de maneira rápida e com maior segurança, já que são pensados exatamente para esses casos. Um auxilia na higienização e o outro na blindagem, que facilita também a manutenção diária, combate mofo e fungos, retarda o desbotamento e evita o aparecimento de manchas”, destaca.

Invista em limpeza profissional

Essa higienização, feita por especialistas, deve ser realizada a cada seis meses. “A cada ano nós acumulamos cerca de 1 milhão de ácaros nesses objetos, quando não estão blindados, é necessário fazer a higienização a cada seis meses. Não somente por uma questão estética, por conta da sujeira, mas também por uma questão de saúde. Contudo, quando está blindado, pode fazer a higienização a cada ano”, ressalta.

Ambientes com pets

Ter pets é sempre uma caixinha de surpresas e alguns pequenos incidentes fazem parte da rotina. “O acúmulo de xixi pode deixar manchas difíceis de sair apenas com um paninho molhado. Com o tempo e a recorrência desses pequenos acidentes, o tecido vai ficando cada vez mais manchado e perdendo a cor, além do cheiro que pode não sair. Uma limpeza especializada é a melhor opção para quem quer mantê-lo sempre novo e prolongar sua vida útil”, afirma Fritz.

Proteção é fundamental

A blindagem tem durabilidade de 2 a 3 anos e um fator fundamental  é a manutenção correta da peça, bastando usar para limpeza um aspirador de pó 3x na semana. “O serviço é feito dentro do apartamento ou casa do cliente, sem intercorrências e o ideal é que seja realizado em um tapete ou carpete novo, pois o produto utilizado no processo tem que fazer contato diretamente com o tecido. Caso a peça já esteja em uso, é necessária higienização correta, para que o produto não fique por cima da sujeira e saia facilmente”, completa o CEO.

Assessoria de Imprensa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo