NotíciasSaúde

Saúde íntima feminina requer cuidados especiais no verão

aAs mulheres já sabem que, na estação mais quente do ano, alguns cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Protetor solar é essencial para proteger a pele dos raios UVA e UVB. Também não pode faltar a hidratação extra nos cabelos para que os fios aguentem o cloro da piscina e o sal do mar sem perder o brilho. Porém, muitas vezes, elas se esquecem de cuidar de uma parte do corpo que fica mais escondida, mas que sofre um grande impacto pela alteração climática: a região íntima.

“A região genital é colonizada por vários microrganismos, como fungos, bactérias e protozoários. Esses microrganismos vivem em harmonia, mas com o aumento da temperatura no verão, há uma desestabilização na temperatura corporal e pH vaginal que pode causar problemas ginecológicos, como o corrimento. O mais frequente é causado por um fungo chamado candida albicans, que provoca coceira local e uma secreção vaginal tipo nata de leite”, revela o ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Fabio Sakae Kuteken.

“Para prevenir os problemas ginecológicos no verão, as mulheres devem usar roupas íntimas que proporcionem uma maior troca de calor, como calcinhas de algodão. Se for à piscina ou mar, é preciso trocar as roupas molhadas o mais breve possível. Na hora do banho, é preciso utilizar sabonetes apropriados para manter o pH vaginal. A depilação íntima não deve ser feita com lâmina, pois ela tira a proteção da pele e propicia a entra de bactérias da pele nos folículos pilosos, levando a famosa foliculite. Ao perceber qualquer alteração na região íntima, é preciso procurar um médico para obter o diagnóstico correto”, alerta o especialista. 

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 668 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, Qmentum Diamante, metodologia internacional da Accreditation Canada e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1922, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global. 

Informação para a Imprensa

Ketchum Agência de Comunicação
Ariane Salles – ariane.salles @ketchum.com.br (11) 3677-4458

Juliana Fernandes – juliana.fernandes@ketchum.com.br (11) 5090-8900 ramal 8999

Ariane Salles

Assessoria de Imprensa

Hospital São Camilo – Pompeia – Santana – Ipiranga



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo