Curiosidades

“Se não dermos o nosso coração a Deus, de nada valerá nosso jejum”, diz Dom Delson na Missa desta quarta-feira de Cinzas

Finalizando o período do carnaval e abrindo o Tempo da Quaresma, foi celebrada a Missa de Cinzas na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande. A celebração foi presidida por Dom Manoel Delson e concelebrada pelos Padres Márcio Henrique e Antônio Apolinário. Milhares de fieis lotaram a Catedral para receberem as cinzas que marcam a vivência quaresmal dos católicos.

“Aproveitemos esse período para olharmos para nossas vidas, avaliarmos nossas ações. Voltemos para Deus os nossos corações para que o Senhor nos liberte dos sentimentos maus que nos levam ao pecado”, alertou Dom Delson durante sua homilia. O bispo explicou que para que os sacrifícios da quaresma sejam válidos, é necessário que haja uma verdadeira conversão. “Precisamos entregar o nosso coração a Deus, se não, de nada valerá o nosso jejum, a nossa esmola. Quando fazemos o que Deus nos pede, a doação com humildade, o jejum com alegria, teremos uma vida mais leve, mais feliz, mais harmoniosa”, disse.

Explicando sobre os sacrifícios que a Igreja sugere aos fieis durante a quaresma, Dom Delson afirmou que tudo precisa ser feito na maior sinceridade do coração, pois Deus conhece todos os nossos sentimentos e pensamentos. A conversão surge a partir das atitudes do cotidiano. “Quando somos mais compreensivos, mais humildes, quando vamos ao encontro do irmão, quando amamos estamos vivendo a conversão e, dessa forma, chegaremos à alegria da Páscoa do Senhor”.

Dom Delson concluiu sua homilia lembrando que Deus habita em todos e que é preciso lembrar disso todos os dias para que possamos reverenciá-Lo em nossas atitudes. “Sejamos melhores pais, melhores filhos, melhores humanos, melhores uns com os outros. Essa é a verdadeira penitência que Deus espera de nós”, concluiu.

QUARESMA – 40 DIAS

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

CF 2014

A Diocese de Campina Grande lançará a CF 2014 no próximo domingo, dia 9, com Missa na Catedral às 10h. A CNBB lançou – assim como todos os anos – a CF nesta quarta-feira de cinzas. Este ano será abordado o tema “Fraternidade e Tráfico Humano – foi para a liberdade que Cristo nos libertou”.

 
Márcia Marques
Pascom – Assessoria de Imprensa
(83) 9952 7855 / 8836 9102


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo