Cotidiano

Seagri amplia estrutura para dar mais suporte aos agricultores de Campina, durante a pandemia

A Secretaria de Agricultura de Campina Grande (Seagri), com o apoio do prefeito Romero Rodrigues, continua com suas atividades em pleno funcionamento, durante a pandemia da covid-19, dando suporte às ações do homem do campo, na busca da produção, da geração de renda e do bem estar social de suas respectivas famílias. Com o objetivo de ampliar sua estrutura e das mais suporte aos agricultores, a Secretaria adquiriu duas novas ensiladeiras que, somadas a outras duas já existentes, darão mais agilidade ao processo mecanizado de armazenamento de ração animal, para garantir a sobrevivência dos rebanhos em eventuais períodos de estiagem.
O trabalho de silagem, á base de palha de milho e sorgo, que vem sendo realizado neste ano já processou 1.300 toneladas de produtos para armazenamento. Esta operação não tem data para terminar, em face dos resultados positivos proporcionados pelo inverno deste ano, segundo informou o secretário Renato Gadelha. Ainda como parte das ações para ampliar a capacidade operacional, a Seagri pretende adquirir dois novos tratores de pneus. A proposta já conta com o aval do prefeito Romero Rodrigues e, de acordo com o secretário, com mais esta aquisição, a Seagri terá três máquinas agrícolas deste porte, adquiridas pela gestão do secretário Renato Gadelha, à frente da Secretaria de Agricultura de Campina Grande.
No campo dos recursos hídricos, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Pasta da Agricultura, vai iniciar nos próximos dias, em parceria com a Cagepa, a construção 1.900 metros de adutora para o Sítio Bela Vista, localizado no Distrito de Galante. Os recursos para esta obra já estão garantidos, segundo o secretário Renato Gadelha. Ainda nesta área, a Seagri está aplicando significativos recursos na aquisição de bombas d´água, para efetuar a reposição das que estão funcionando em estado de precariedade nas comunidades. O caminhão-pipa, que diariamente atende as famílias da zona rural campinense, também foi completamente restaurado. Ainda dentro das ações desenvolvidas pela Seagri, as comunidades Açude de Dentro e Paus Brancos serão beneficiadas com melhorias em seus respectivos meios de captação de água, uma vez que a Seagri irá implantar um sistema mais robusto de tubulação.
Novas metas 
De acordo com as metas traçadas pela Seagri, a equipe de inseminação e sanidade será aparelhada para realizar pequenos procedimentos cirúrgicos em animais, de modo a aliviar gastos dos produtores com eventuais enfermidades contraídas pelo rebanho. Por ouro lado, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Seagri, responsável pela fiscalização da carne dos animais abatidos para o consumo humano em Campina Grande, será dotado de novos equipamentos e veículo automotor, para melhor desempenhar suas atividades.
Com relação à parte administrativa, o secretário Renato Gadelha já determinou a realização de estudo, visando ao aparelhamento do sistema de informática da Seagri. A proposta é conectar todos os setores à rede, o que proporcionará mais agilidade na realização das tarefa e no atendimento ao público, de modo geral. Ao reafirmar que a luta pelos interesses da zona rural de Campina Grande, é ininterrupta, Renato Gadelha disse que a sua gestão à frente da Seagri sempre contou com o apoio do prefeito Romero Rodrigues. “O prefeito não mede esforços para oferecer o que há de melhor ao homem do Campo. E este esforço conjunto, empurrado pelos ventos favoráveis do inverno, certamente vem proporcionando aos agricultores campinenses dias melhores ao longo deste ano, quer seja na produção de alimentos, quer seja na geração de novas rendas, através da ampliação de seus rebanhos e comercialização de produtos derivados dos animais”, frisou.
Por fim, Gadelha enalteceu o empenho e a dedicação dos que fazem a Seagri, na pessoa do seu diretor administrativo-financeiro, Herbert Almeida Carneiro (Beto) que, segundo o secretário, com espírito de liderança e capacidade operacional, conduz com equilíbrio a equipe, que faz chegar a toda a zona rural do município as ações da Pasta.
Codecom PMCG


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo