
A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou esta semana o abastecimento da Farmácia Básica, após a finalização do processo de aquisição de medicamentos e insumos por meio de licitação coordenada pela Secretaria de Administração. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Policlínicas estão recebendo os medicamentos nestas quinta e sexta-feira, 3 e 4 de abril. Na próxima semana, as Unidades Básicas de Saúde também serão abastecidas.
De acordo com a Central de Abastecimento Farmacêutico do Município (CAF), os serviços estão sendo abastecidos com os medicamentos e insumos da Farmácia Básica, que estão previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Já os medicamentos distribuídos pelo programa Farmácia Popular, do Governo Federal, devem ser acessados gratuitamente, pelos públicos elegíveis, por meio das farmácias privadas conveniadas.
O programa Farmácia Popular disponibiliza atualmente 41 produtos, entre fármacos, fraldas e absorventes, contemplando um total de 12 indicações como hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes associadas a doenças cardiovasculares – incluindo insulina – e anticoncepção, além de fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do programa Dignidade Menstrual.
Os cidadãos, que fazem parte do público elegível, devem procurar uma das 49 farmácias cadastradas no programa para receberem o seu medicamento ou insumo gratuitamente. As farmácias conveniadas são identificadas com a marca do programa na entrada de cada estabelecimento.
É necessário apresentar requisição ou prescrição médica, que pode ser emitida por serviço público ou particular, desde que esteja dentro do prazo de validade de, no máximo, 90 dias. Também é preciso apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF.
Codecom