Secretaria de Saúde inicia Campanha de Imunização da Poliomielite e de Multivacinação

A Secretaria de Saúde de Campina Grande inicia nesta segunda-feira, 5, a Campanha de Imunização da Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A campanha vai até o dia 30 de outubro e o dia D será no dia 17.

A vacina da Poliomielite (VIP) é administrada em três doses: aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de vida, com dois reforços com 15 meses e com 4 anos de idade. A vacina protege contra dois sorotipos da Poliomielite e a eficácia é de até 95%. As doses são ofertadas durante todo o ano como vacinas rotineiras do Calendário Nacional de Imunização, mas a campanha intensifica o trabalho de vacinação.

Junto à vacinação da poliomielite, a Secretaria de Saúde também vai iniciar uma Campanha de Multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal de todas as crianças e adolescentes até 15 anos de idade na cidade. Para isso, todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização vão estar disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas.

As vacinas contempladas protegem contra meningite, hepatite, coqueluche, sarampo, rubéola, rotavírus, difteria, tétano, pneumonia e tuberculose. Também será intensificada a oferta da vacina do HPV para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. Para os adolescentes também estará disponível a nova vacina Meningocócica ACWY, implementada este ano no esquema vacinal, e que protege contra mais subtipos da meningite.

Outra novidade é que a vacina da Febre Amarela também foi incluída no esquema vacinal para crianças menores de 5 anos de idade, com uma dose aos nove meses e um reforço aos 4 anos. Então, a partir desta segunda, a vacina também vai estar disponível para este público. Antes, ela só era ofertada para quem ia viajar para áreas consideradas de risco.

“É essencial que os pais levem os seus filhos às unidades de saúde porque a vacina é fundamental para a qualidade de vida das crianças, inclusive para o futuro delas. Estaremos cumprindo todos os requisitos de prevenção à Covid-19 para vacinar com segurança as nossas crianças”, disse a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

Codecom PMCG

Load More Related Articles
Load More By Ionete Ramos
Load More In Destaques
Comments are closed.