Saúde

Secretaria de Saúde promove prevenção de amputações em diabéticos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande realiza na próxima quarta-feira, 07, uma ação de diagnóstico precoce do pé diabético, com o objetivo de reduzir o risco de amputações em portadores da doença. Serão realizados exames nos pés de pacientes com diabetes para identificar precocemente a presença de lesões que podem provocar a perda do membro. Os participantes também vão receber orientações de prevenção.

A ação acontece a partir das 7h30 na Unidade Básica de Saúde Romualdo Figueiredo, localizada na Rua Florindo Colaço, no bairro do Jardim Paulistano. Cerca de 50 portadores de diabetes acompanhados pela equipe de saúde da família no bairro foram convocados para participar. Esta será a primeira ação deste tipo em Campina Grande, mas a Secretaria Municipal de Saúde vai levar a iniciativa para outros bairros.

Os profissionais de saúde vão realizar uma “roda de conversas”, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar lesões e, consequentemente, as amputações. Em seguida, serão realizados os exames para identificar se os pacientes possuem perda de sensibilidade nos pés, problemas circulatórios ou se apresentam lesões. Dependendo do caso, haverá o encaminhamento para atendimento especializado.

O risco de amputação é elevado em diabéticos porque o nível elevado de açúcar no sangue pode afetar os nervos e a circulação sanguínea das pernas. A lesão dos nervos pode causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade dos pés. Sem sensibilidade, o diabético não percebe quando algum machucado e estas lesões podem piorar e gerar infecção, causando a amputação de dedos, pés e até pernas.

ESTATÍSTICA

Dados do Ministério da Saúde apontam que são realizadas no Brasil cerca de 60 mil cirurgias de mutilação ou amputação por ano. Deste total, cerca de 70% são provocadas pela diabetes.

CUIDADOS

Os portadores de diabetes precisam tomar cuidados simples para evitar o “pé diabético”. É preciso examinar diariamente os pés e ter cuidados com bolhas, rachaduras e ressecamentos, nunca andar descalço, não tentar remover calos ou verrugas com pedicures sem treinamento e usar diariamente uma loção ou creme hidratante nos pés, evitando usar cremes entre os dedos.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo