Saúde

Secretaria de Saúde promove Semana do descarte adequado de medicamentos domiciliares vencidos

 

A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio do Programa de Políticas de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (Preservs), promove entre os dias 26 e 30 de dezembro, a Semana do descarte adequado de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. O objetivo é conscientizar a população a fazer a entrega dos remédios inservíveis, que estão fora do prazo de validade ou em desuso, da forma correta.

O período escolhido foi a última semana do ano, de forma simbólica, para incentivar os cidadãos a fazerem uma triagem nos seus medicamentos guardados em casa e se desfazerem dos remédios vencidos da maneira certa. As pessoas podem entregar os produtos nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde, como também em qualquer farmácia ou drogaria.

Contudo, o descarte adequado pode ser realizado a qualquer época do ano, conforme estabelece o Decreto Federal nº 10.388/20, que institui a política da logística reversa desses produtos, em conformidade com a Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

“O intuito é garantir que as pessoas não vão consumir estes medicamentos vencidos ou descartá-los de forma inadequada colocando outras pessoas ao risco de contato com os produtos, bem como assegurar o mínimo de dano ambiental possível”, explicou o coordenador do Preservs, Eduardo Alves.

O Programa, que é ligado à Direção de Vigilância em Saúde, realiza o gerenciamento de resíduos de todos os serviços públicos municipais de saúde, desde resíduos comuns até lixo hospitalar, realizando a destinação correta em conformidade com a legislação vigente.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo