Secretaria de Saúde realiza testagem rápida com pessoas em situação de rua

A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai realizar nesta quarta-feira, 8, uma testagem rápida com pessoas em situação de rua no Centro da cidade. A ação faz parte da estratégia de proteção e prevenção com os públicos mais vulneráveis durante a pandemia do novo coronavírus.

A testagem das pessoas em situação de rua será realizada pela equipe do programa Consultório na Rua, a partir das 8h, na Praça Clementino Procópio. A Secretaria de Saúde já realizou o levantamento das pessoas nessa condição para garantir que os testes sejam realmente aplicados no público-alvo.

“É mais uma ação, dentre as que estamos realizando, de prevenção e promoção à saúde, sobretudo com essa parcela da população que precisa de uma assistência especializada”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Na semana passada o Consultório na Rua já havia levado outros serviços às pessoas em situação de rua, como a verificação da temperatura, aferição da pressão arterial, distribuição de máscaras, álcool em gel, preservativos e outros cuidados com a saúde integral dessas pessoas.

Além dessa ação, a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) também vem executando um plano de ação para esse público, levando o projeto Banho de Cuidados aos pontos com mais pessoas em situação de rua e distribuindo refeições. Já foram entregues 3,5 mil refeições.

A Semas também está acolhendo essas pessoas com todo um protocolo de prevenção na Unidade Irmã Zuleide Porto. A equipe distribui kits de higiene para aquelas pessoas que não querem deixar as ruas. O Centro POP realiza ainda a chamada busca ativa, em locais descentralizados, à procura de pessoas que necessitam do amparo social do Poder Público.

Campina Grande tem cerca de 100 pessoas, em situação de vulnerabilidade, vivendo nas ruas. Outro trabalho realizado foi com os venezuelanos que chegaram à cidade. Mais de 50 foram abrigados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Todos foram vacinados, fizeram testes rápidos e nenhum apresentou infecção pelo novo coronavírus.

Codecom PMCG

Comments are closed.