Secretaria de Saúde retoma aplicação da vacina pentavalente em Centros de Saúde

A Secretaria de Saúde de Campina Grande recebeu na terça-feira, 14, uma nova remessa de doses da vacina pentavalente. As vacinas estarão disponíveis a partir das 10h da quarta-feira, 15, nos Centros de Saúde Francisco Pinto, Catolé, Liberdade e Palmeira.

A vacina pentavalente é aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida. As crianças que não receberam as doses nessa faixa etária podem tomar a vacina mesmo que já tenha passado da idade.

“Desde o início do segundo semestre de 2019, o país inteiro enfrenta o desabastecimento da vacina pentavalente. Por isso, estamos regularizando o esquema vacinal das crianças que não tomaram as doses no tempo certo”, explicou a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

A vacina pentavalente protege das doenças difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e do hemophilus da influenza tipo B, que provoca inflamações de nariz, garganta e ouvido nas crianças.

Substituição da Pentavalente – Em função da falta de estoque da vacina pentavalente, o Ministério da Saúde havia modificado a estratégia de imunização e orientou a substituição temporária da penta pelas vacinas DTP e Hepatite B.

A DTP protege do tétano, da difteria e da coqueluche e a Hepatite B protege da referida doença. Ou seja, as crianças que tomaram essas duas vacinas no esquema substitutivo temporário não foram imunizadas apenas do hemophilus da influenza tipo B, mas elas devem tomar um reforço da vacina pentavalente aos 15 meses de vida.

Codecom PMCG

Comments are closed.