Saúde

Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha Novembro Azul nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira, 8, a abertura oficial da campanha Novembro Azul, que conscientiza sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e a necessidade de cuidado com a saúde integral do homem. O lançamento da campanha acontecerá a partir das 8h no centro da cidade, no Calçadão da Cardoso Vieira, na Praça da Bandeira e na Praça Clementino Procópio. Até o final deste mês diversas ações serão realizadas no município.

Na Praça da Bandeira serão oferecidos testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e vacinação. Na Praça Clementino Procópio o projeto Consultório na Rua vai levar, em parceria com a Unifacisa, serviços de atendimento médico, psicológico e de enfermagem, além da solicitação de exames para moradores de rua. A ação também fará a distribuição de roupas e comida e vai atingir outros pontos da cidade.

No Calçadão da Cardoso Vieira, um médico vai tirar dúvidas sobre câncer de próstata e sobre cuidados em geral com a saúde. Haverá ainda uma programação lúdica, com recitação de literatura de cordel, atividade física com o Mexe Campina e a participação do Basquete Unifacisa.

Campanha focada no esporte – Neste ano, a ideia da campanha é associar o esporte e a atividade física com o cuidado da saúde. Para isso, a abertura vai acontecer no espaço do Calçadão, local muito frequentado por homens na faixa etária do público-alvo da campanha. O Calçadão é, reconhecidamente, local para discussões sobre o futebol paraibano e, agora, do basquete.

“O objetivo é atrair esta população masculina, que geralmente está ali para falar de Treze e Campinense e do Basquete Unifacisa, para a necessidade do cuidado com a saúde. Ou seja, todos passam a vestir uma só camisa, a camisa da saúde, do Novembro Azul. Além disso, também temos o objetivo de provocar neles a conscientização da prática de atividade física. Por isso, juntamos o esporte com a campanha”, explicou o coordenador Municipal de Saúde do Homem, Luciano Medeiros.

Diversidade de ações – A campanha Novembro Azul conscientiza não somente sobre o câncer de próstata, mas também sobre o cuidado integral com a saúde do homem. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde e diversos serviços da Rede Municipal vão intensificar as ações para atrair e encaminhar os homens para vários serviços e atividades. Um dos objetivos neste ano é também o de conseguir vacinar o público-alvo, encaminhando para as vacinas de rotina disponíveis para este grupo de homens.

O diagnóstico do câncer de próstata é oferecido para os homens, a partir dos 45 anos de idade, por meio do exame PSA ou do exame do toque. As consultas com urologistas são marcadas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde. Muitas delas vão realizar atendimento noturno para atingir o máximo de pessoas. O mês também será marcado por ações em indústrias, feiras e na penitenciária. Em média, 41 homens morrem anualmente vítimas do câncer de próstata em Campina Grande.

Codecom PMCG

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo