Cotidiano

Secretário Bruno Cunha Lima coordena reunião para definir ações e atividades do Setembro Amarelo

As mais diversas instituições públicas e privadas de Campina Grande estão irmanadas em prol de ações preventivas contra o suicídio.

Para tanto, na manhã desta quarta-feira, 4, no Teatro Paulo Pontes, sob o comando do secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Bruno Cunha Lima, os representantes destes órgãos e entidades trataram da programação a ser desenvolvida durante o Setembro Amarelo – Campanha de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com o secretário, a finalidade do encontro foi estabelecer uma agenda para o Setembro Amarelo, campanha instituída pela Lei Municipal 7.010/2018, de autoria do vereador João Dantas, que tem como objetivo ajudar na prevenção ao suicídio através do desenvolvimento de ações destinadas à população do Município.

Bruno Cunha Lima considerou a reunião bastante proveitosa, levando-se em conta o interesse despertado junto aos diversos segmentos sociais representados durante o encontro.

Segundo ele, todas as instituições participantes demonstraram interesse em promover ações de conscientização à população contra o suicídio e em favor da plena valorização da vida.

Já o vereador João Dantas agradeceu ao secretário Bruno Cunha Lima pela sensibilidade e a todos que fazem a PMCG.

Segundo ele, “por muito tempo as pessoas tiveram a famigerada e repugnante ideia de que a depressão era uma demonstração de fraqueza, no entanto, trata-se de uma doença, a qual pode gerar consequências desastrosas como o suicídio, que aumentou consideravelmente entre os adolescentes. Assim, convém discutir as principais causas da depressão entre os jovens e adultos”, destacou.

Atividades

Entre as diversas iniciativas já programadas para acontecerem até o final de setembro, destacam-se a realização da Corrida pela Vida ou Primeira Corrida Feliz (dia 15), lançamento da campanha contra o feminicídio (dia 10), Dia Mundial sem Carro (dia 22), Psicoarte da Uninassau (dia 23), atividades do “Diga não ao Suicídio” na Praça da Bandeira (dia 21), palestra na Associação Campinense de Imprensa sobre o papel social dos jornalistas na prevenção ao suicídio (em data a ser definida), programação do Espaço de Psicologia “Vivamente” (durante todo o mês), além de muitas outras atividades que serão divulgadas nos próximos dias.

Conforme Bruno, será montada uma agenda completa de todas estas programações, o que, em sua visão, vai contribuir para despertar a sociedade sobre a grave questão do suicídio e de como combatê-la.

“O papel do poder público na promoção de políticas públicas dessa natureza é de fundamental importância, sobretudo diante do crescimento das taxas de suicídio no país. Portanto, tal campanha é relevante e em Campina Grande já vislumbramos que a sociedade está unida em torno deste desafio”, afirmou.

Presenças – Além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, universidades (Unifacisa e Uninassau), estiveram presentes, entre outras, as seguintes autoridades: Rodolfo Gaudêncio (secretário municipal de Educação); Teles Albuquerque (Sejel); vereador João Dantas; pastor Clélio Cabral (OMEBE); Marli Castelo Branco (Coordenadoria da Mulher); Antônio Nunes (ACI); Marcos Alfredo (Codecom); psicóloga Cristina Costa (Espaço de Psicologia Vivamente); Daniel Araújo (STTP); Erasmo Rafael (Teatro Municipal); Joelma Martins (Semas); escritora e advogada Mabel Amorim; Socorro Carvalho Elisiário (Diocese) e Sandra Araújo (Saúde).

Codecom PMCG 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo