Educação

Secretário de Educação reafirma parceria com Instituto Alpargatas

O secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, manteve reunião com representantes do Instituto Alpargatas (IA) na tarde desta quarta-feira, 20, com o objetivo de reafirmar a parceria para 2021. Na ocasião, a equipe do IA apresentou os projetos desenvolvidos na rede municipal ao longo dos 15 anos de parceria.

Entre os principais programas implantados nas escolas municipais estão o Educação pelo Esporte, que tem como foco o desenvolvimento de atividades ligadas à prática esportiva pelo viés da educação. Há também o Programa de Educação pela Cultura, que promove o aprendizado dos estudantes levando em consideração os aspectos históricos e culturais do país, especialmente os estudos da cultura de matrizes africanas e indígenas.

Além dos programas sistematizados, o Instituto Alpargatas desenvolve ainda ações ao longo de todo o ano, com foco na melhoria da qualidade da educação pública. “Temos quatro pilares que estruturam nossas ações: a formação continuada para os profissionais que atuam nas redes de ensino; a entrega de material, como é o caso dos kits esportivos; o aporte de recurso para as atividades; e a premiação concedida aos estudantes e profissionais da educação”, destacou o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

Berivaldo também destacou que já foi iniciada a entrega dos kits em 100% das escolas municipais para o ano letivo de 2021. O material é utilizado ao longo das aulas de educação física e ajudam na ampliação das atividades oferecidas aos estudantes. “O nosso entendimento é que a educação deve feita por muitas mãos e o IA vai seguir como um braço parceiro na educação de Campina Grande”, disse Berivaldo.

O secretário de Educação do município, Raymundo Asfora Neto, ressaltou que as ações, em parceria com o Instituto Alpargatas, já se tornaram iniciativas consolidadas na rede municipal e a proposta é mantê-las para os próximos anos. “O instituto tem tido uma parcela de contribuição fundamental para os resultados que temos na educação de Campina Grande, ao passo que desenvolve atividades alinhadas com a nossa proposta de trabalho, especialmente no que se refere à formação de professores, como forma de melhorar a qualidade da educação”, frisou Asfora Neto.

O termo de renovação da parceria deverá ser assinado na primeira semana de fevereiro e a novidade, para 2021, é a retomada das formações continuadas destinadas aos gestores das escolas e creches que integram a rede municipal de Campina Grande. “A proposta de realizar formação exclusiva para gestores já estava no nosso planejamento e, agora, com a disponibilidade do Instituto Alpargatas de integrar essa ação, teremos a ampliação efetiva da nossa programação de formações para este ano”, pontuou o secretário.

Também participaram da reunião, a coordenadora de projetos do IA, Vera Apolinário; a secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira; a coordenadora de Educação, Silvana Leal; além da diretora técnico-pedagógica, Vera Passos.

Fonte: Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo