Educação

Semana da Consciência Negra tem apresentações culturais nas escolas e creches de Campina Grande

Abordando a diversidade étnico racial, foi iniciada a Semana da Consciência Negra de Campina Grande na manhã desta quinta-feira, 14. O evento, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, Através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), aconteceu na Escola Municipal Cícero Correia de Menezes, no distrito de Galante.

Ao longo da manhã, estudantes e professores apresentaram ao público todo o trabalho desenvolvido no decorrer das atividades propostas no segundo semestre. Entre os projetos, foram realizadas danças, apresentações de capoeira, além de exposições retratando personalidades negras e a culinária africana.

Estudante do 4º ano do ensino fundamental, Thais Barbosa, 10 anos, foi uma das estudantes que se apresentou no grupo de dança africana formado na escola. “Ensaiamos durante vários dias para a apresentação e também produzimos o nosso próprio figurino, aprendendo sobre cultura africana e a importância dos povos africanos no Brasil” disse.

Para o secretário de Educação do município, Rodolfo Gaudêncio, as atividades desenvolvidas nas unidades educacionais reforçam a importância de estudar e compreender o contexto histórico da cultura Afro-brasileira. “A Semana da Consciência Negra traz para nossas escolas a reflexão sobre o papel dos povos africanos para a formação do Brasil que vivemos, ao tempo que despertam nos estudantes o sentimento de respeito às diferenças”, frisou.

O ponto alto das atividades será a realização do V Seminário Municipal da Diversidade Étnico Racial. O evento será no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), no mesmo prédio onde funciona o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, no dia 19 de novembro das 8h às 11h.

O evento vai contar com a participação de representantes do Conselho Municipal de Educação; Movimento Negro da Paraíba; União dos Capoeiras do Planalto da Borborema; e profissionais do Sistema Municipal de Ensino.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo