SEMIÁRIDO EM FOCO: Filme Morte e Vida Severina será exibido nesta sexta no Insa

a1Nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 14h, o programa Semiárido em Foco exibirá o filme “Morte e Vida Severina”, do diretor Zelito Viana, baseado no livro homônimo de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1966. 

Obra-prima da literatura brasileira, a história narrada em forma de poema dramático trata da fuga de um retirante da região do Semiárido para o litoral.

Em sua peregrinação, Severino tem a esperança de encontrar melhores condições de vida no litoral, mas para sua decepção ele percebe que não é a falta de água a causa da miséria no sertão, mas o latifúndio. No centro do drama encontra-se a questão agrária nordestina.

O personagem sempre se depara com a morte em uma construção permanente entre decepções e esperanças. O retirante evidencia-se como fruto da estrutura social vigente.
A função social da propriedade é um tema bastante discutido tanto no filme quanto no livro. Tema de debate contemporâneo e de importância constitucional.

O debatedor do encontro será José Jonas Duarte, professor da Universidade Federal da Paraíba e pesquisador do Insa.

O programa Semiárido em Foco tem entrada gratuita e acontece todas as sextas-feiras, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), às 14h.

Função Social da Propriedade

A função social da propriedade é um princípio vinculado a um projeto de sociedade mais igualitária, em razão de submeter o acesso e o uso da propriedade ao interesse coletivo. A propriedade cumpre a sua função social quando destinada para satisfazer as necessidades dos habitantes da cidade ou do campo.

Os requisitos para a satisfação destas necessidades são os componentes do direito às estruturas sustentáveis, como o direito à moradia digna, o acesso à terra urbana e rural, à saúde, educação, ao meio ambiente, ao transporte e aos serviços públicos, à infraestrutura urbana e rural, ao saneamento ambiental, ao trabalho, ao lazer e à cultura.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo