EducaçãoNotícias

Seminário reúne educadores para consolidar modelo de Educação Integral em Campina Grande

unnamed (3)Com o objetivo de consolidar e difundir o modelo de Educação Integral na Rede Municipal de Campina Grande foi realizada na manhã de ontem, 04 de maio, a abertura do I Seminário de Educação em Tempo Integral, evento promovido pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Alpargatas. Os debates começaram no Teatro Municipal Severino Cabral e continuam nesta terça, 05 de maio, no Centro de Formação de Professores, e na quarta-feira, 06 de maio, em 14 escolas do município.

O prefeito Romero Rodrigues abriu oficialmente o seminário, destacando que a valorização dos educadores da Rede Municipal é prioridade na construção de uma política de educação em tempo integral.

“Estamos conseguindo avançar significativamente na Educação Integral. Além da melhoria da estrutura física e implantação de quadras, estamos atuando no mais importante que é a valorização do educador. Concedemos reajustes que acumulados representam cerca de 50% em dois anos, estamos avançando na regularização dos níveis e garantimos o cumprimento do Piso Nacional. Temos de valorizar o ser humano para propiciar uma educação de melhor qualidade aos filhos do nosso povo”, afirmou.

Atualmente, 14 escolas da Rede Municipal são atendidas por projetos de Educação em Tempo Integral desenvolvidos pela parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Alpargatas, com ênfase no esporte e na cultura. Mas a meta da Secretaria é ampliar a parceria e consolidar uma política municipal de educação integral, conforme informou a Secretária de Educação, professora Iolanda Barbosa.

“Nestes três dias de seminário vamos avançar na construção de uma política municipal de educação integral que vá além do Programa Mais Educação. Precisamos avançar na dimensão pedagógica e no financiamento desse modelo de educação e este é o nosso objetivo com o seminário, integrando os saberes e fazeres da nossa rede municipal”, destacou Iolanda. A meta é ampliar o número de escolas atendidas ainda este ano.

A palestra de abertura foi proferida pelo pedagogo mineiro Alfredo Carlos Gomes da Costa, que apresentou uma proposta de metodologia de Educação Integral que estimule uma formação plena, integrando os conhecimentos curriculares com saberes relacionados à convivência em sociedade, com o mundo do trabalho e com questões relativas à cultura e à identidade. “A educação integral não se refere apenas ao tempo integral, em dobrar a carga horária, mas principalmente na formação do ser humano por inteiro, como pessoa e cidadão”, argumentou.

Houve ainda a apresentação teatral “Pretinho, meu boneco querido”, com os estudantes da Escola Municipal Promoção Humana. A encenação foi baseada no livro infantil de Maria Cristina Furtado.

A programação desta terça-feira. 05 de maio, começa às 8 horas da manhã no Centro de Formação de Professores, no bairro das Malvinas, com socialização de práticas e relatos de experiências de escolas que já desenvolvem a educação integral em Campina Grande e em outras cidades de Paraíba e Pernambuco. Na quarta, 06 de maio, será a vez das 14 escolas que atuam em parceria com o Instituto Alpargatas sediarem o seminário.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Campina Grande

Coordenadoria de Comunicação (Codecom)

www.campinagrande.pb.gov.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo