Releases

Seplan reúne agentes públicos da PMCG para avançar na consolidação do projeto Campina Cidade inteligente

Campina Grande é uma cidade inteligente, com qualidade de vida, prosperidade e governo eficiente?
Para responder a essa e outras perguntas, a Secretaria de Planejamento do Município reuniu servidores públicos de várias áreas da gestão em um workshop sobre SmartCities na manhã desta sexta-feira, 4.

O secretário de Planejamento, Gestão e Transparência, André Agra, comandou as palestras básicas que deram suporte ao workshop que acontece agora à tarde no ClubJob, que funciona no 5º Andar da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, no Centro.

A partir de conceitos obtidos em eventos internacionais, Agra mostrou aos funcionários presentes ao encontro quais são os eixos basilares que compõem esse conceito complexo de cidades inteligentes, com uso intensivo da tecnologia, mas também focadas em resolver os problemas locais e atender as demandas reprimidas de uma população que exige serviços públicos com mais qualidade e um gerenciamento da cidade mais eficiente.

“A chegada da iluminação pública e do transporte por trilhos em Campina Grande, através de iniciativas capitaneadas por visionários com Cristiano Lauritzen, criaram ciclos de desenvolvimento que foram essenciais para a Campina Grande que conhecemos hoje”. André Agra acrescentou que hoje temos uma cidade próspera, boa de se viver, com uma gestão responsável, mas com muitas desigualdades sociais.

“Precisamos de prosperidade sustentável e, para reduzir esse problema, é que lançamos hoje o projeto Cidade Digital, que busca integrar as diversas áreas da gestão pública em parceria com a iniciativa privada para resolver as grandes questões que hoje ameaçam a nossa sociedade, como ameaçou a segurança hídrica, solucionada graças à Transposição do Rio São Francisco”, analisou Agra.

Educação

A secretária de Educação, Iolanda Barbosa, também participou do evento pela manhã  e interagiu destacando o projeto que desenvolve para monitoramento das notas dos alunos da rede pública, através de plataforma digital, que incrementa e fortalece a tomada de decisões estratégias para reduzir a ineficiência do ensino público.

No período da tarde os participantes do workshop elaboraram trabalhos com soluções de SmartCity com base no Planejamento Estratégico da Cidade, recentemente transformado em lei municipal pela Câmara de Vereadores.
O resultado final do evento será publicado na internet no Observatório da Cidade, onde já existem diversas informações estratégicas sobre Campina Grande e suas singularidades, com mapas interativos, gráficos e documentação para pesquisadores e jornalistas.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo