Sessão Especial homenageia 25 anos da atuação do Dieese na Paraíba

aA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta quarta-feira (20), uma sessão especial em comemoração aos 25 anos de atuação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Estado e pelos serviços prestados aos trabalhadores paraibanos. 

A solenidade teve a participação das entidades sindicalistas da Paraíba e foi de autoria do deputado Anísio Maia (PT), que ressaltou as atividades realizadas pela instituição afirmando que o trabalho foi determinante na evolução das concepções sindicais no País. “É uma entidade que presta relevantes serviços ao sindicalismo brasileiro com seu trabalho de estatística e buscando esmiuçar a realidade econômica do Brasil e as relações do trabalho. Eles têm orientado os sindicatos sobre seus direitos, inclusive tem um passado importante porque foi quem assessorou a retomada do movimento sindical no país quando as primeiras manifestações no sentido de reposição salarial aconteceram”, destacou o parlamentar.

Segundo Anísio Maia, os 25 anos do Dieese são de bastante trabalho e apoio para o setor que mais necessita. “Nenhuma sociedade nem democracia convive sem o sindicalismo, por isso merece toda homenagem e o reconhecimento de todos. Sem dúvidas o Poder Legislativo não iria ficar omisso diante deste importante trabalho realizado em todo o Brasil”, disse.

O coordenador Regional do Dieese na Paraíba, Paulo Tavares, afirmou que a entidade tem feito um trabalho de levantamento de dados, além de cursos de formação para os sindicados paraibanos. “Todas estas atividades têm sido vista pela comunidade de grande valia para o engrandecimento dos sindicatos estadual. A comemoração no Legislativo mostra o quanto tem sido formidável tudo que temos construído e a importância da nossa parceria”, explicou.

No Brasil, o Movimento Sindical de estatística já atua há 58 anos e de acordo com o Coordenador Nacional de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre do Prado, o motivo da comemoração é principalmente pelo caráter que possui a instituição. “O Dieese é um departamento, sustentado por uma equipe técnica e gerido pelo movimento sindical. A credibilidade que alcançamos hoje, em nível nacional, provém de nossos esforços na luta junto aos sindicatos”, completou.

Durante a solenidade os ex-coordenadores da entidade e os atuais filiados no Estado receberam placas comemorativas. Também participaram da sessão o presidente do sindicato dos Bancários, Marcos Henriques; o presidente do sindicato dos comerciários de Campina Grande, José do Nascimento Coelho; o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Antônio Erivaldo; o supervisor técnico do Dieese, Renato Silva de Assis; além do coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre; e o coordenador regional Paulo Tavares e o deputado Anísio Maia.

Sobre o Dieese – O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos é uma criação do movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Visando ao aprofundamento de estudos relacionados a seus eixos temáticos, além dos trabalhos regularmente desenvolvidos para o movimento sindical, o Departamento realiza projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo