DestaquesPolítica

Sessão Especial na Câmara Municipal de Campina Grande celebra o Dia da Bíblia

O presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso (Republicanos), na manhã desta quinta-feira (9) abriu a sessão especial comemorativa do Dia da Bíblia, uma propositura do vereador Luciano Breno (PP).

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer e, no Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando os primeiros missionários cristãos evangélicos chegaram da Europa e dos EUA. Durante o período do Império, a liberdade religiosa era restrita e impedia as manifestações públicas dos protestantes, mas por volta de 1880, essa liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou entre os fiéis.

A comemoração passou a integrar o calendário oficial do Brasil em dezembro de 2001, graças à Lei nº 10.335/2001, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional, no segundo domingo do mês de dezembro.

Participaram da sessão os pastores Daniel Nunes da Silva – Presidente das Igrejas Assembleia de Deus em Campina Grande; Saul Lafaiete Formiga Filho – Presidente da OMEBE; Calvino Teixeira da Rocha – Igreja Presbiteriana do Brasil – São José; José Mota de Oliveira Filho – Representante da VINACC; Geraldo Máximo – Representante da Sociedade Bíblica do Brasil; André Morais, da Igreja Congregacional; Raimundo Moreira – Presidente Estadual dos Gideões Internacional no Brasil.

JUSTIFICATIVA

O pastor e vereador Luciano Breno (PP) iniciou a sua justificativa pedindo desculpas aos convidados em decorrência do atraso para o início da Sessão Especial. Destacou a importância da Bíblia citando II Timóteo 3;16 “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.

Disse que há diversos motivos para a propositura, mas que um deles é que muitos querem apagar o livro da Bíblia, trazendo ideologias e pensamentos, com conselhos contraditórios da palavra.

Acrescentou sobre a proposta de construção de ‘banheiro unissex’ e disse que tem uma Lei de sua autoria que se proíbe tal proposta, além de outras discussões acerca de ideologia de gênero e ressaltou que deve existir a união das igrejas porque esse momento exige isso. “Uma minoria tenta implantar em nós uma liberdade, que entendemos como pecado” – frisou.

Por fim, disse que desde sempre pensa em promover a maior distribuição de bíblia em Campina Grande, e que ano que vem propõe um grande movimento nas cidades e nas igrejas, fazendo essa distribuição, mostrando que a palavra tem que ser lembrada todos os dias como diz a própria Escritura.

Pr. Daniel Nunes da Silva – Falou sobre o importante dia de hoje e parabenizou o pastor Luciano Breno pela propositura. Disse que as leis criadas pelos homens são mutáveis, mas que a palavra de Deus é imutável. Também informou que a Bíblia foi escrita por mais de 40 homens, em um espaço de 1.600 anos, mas que mesmo sendo escrita por tantas pessoas e em tão longo tempo, cada história se encaixa perfeitamente uma a outra, provando que por trás de cada escritor tinha a mente do Todo Poderoso.

O pastor informou que a Bíblia é o livro mais traduzido, mais lido e mais amado no mundo, são 3 bilhões e 900 milhões de cópias; o Livro Vermelho que tem 900 milhões de cópia era o segundo, no entanto, por ordem do governante chinês, O Peregrino é hoje o segundo livro.

Luciano Breno fez a entrega da Moção de Aplausos ao pastor Daniel Nunes da Silva pela comemoração dos 10 anos de presidência da Igreja Assembleia de Deus.

Pimentel Filho (PSD) – Fez a sua fala no sentido de ressaltar a união de todos em nome da palavra de Deus, mencionou o Cap. 1, vers. 20 ao 21 do livro de Pedro e Cap. 15 do livro de Romanos, que fala sobre as profecias que estão nas Escrituras que não provém de interpretação pessoal, pois não tem origem da vontade humana, mas que homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

O vereador disse que as Escrituras são vivas, e que segundo o livro de Romanos, ‘tudo foi escrito para nos ensinar, de forma que por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das escrituras mantenhamos a nossa esperança em Deus’.

Deu o seu testemunho de quando foi acometido pela Covid-19, que não sabia como lidar se tivesse que ser entubado, e que nesse momento ele conversou com Deus e colocou nas mãos D’ele. Disse que as pessoas não acreditam que milagres podem acontecer, mas que é preciso pessoas que deem o seu testemunho, que Deus existe e está entre nós.

Por fim, disse que protocolou o projeto que proíbe a ideologia de gênero, porque disse que é um projeto mundial que quer acabar com as famílias e com os Cristãos e que a própria Rússia, país comunista, se arrependeu de incluir a ideologia de gênero como lei. “Graças a Deus nesta CASA, vereadores fazem fila nesta Tribuna para defender que nós tenhamos o direito de crer no Deus Vivo.

Jô Oliveira (PCdoB) – Subiu à Tribuna em memória da sua avó Minervina, que foi integrante do coral “Heróis da Fé” da igreja Assembleia de Deus do bairro José Pinheiro, e disse que conversou com o pastor para ceder à igreja todo o material que pertence a sua avó.

Além disso, falou que foi nesse núcleo familiar que tem as referências do evangelho e também trouxe à memória o pastor Jadiel, que teve parte importante para sua formação missionária, destacando que a inquieta do quanto ainda se precisa avançar nessa pauta de missões na igreja. Por fim, ressaltou a sua felicidade por poder participar da sessão e do quanto a Casa precisa estar aberta para discutir todos os temas, que não seria diferente para o Dia da Bíblia.

Pastor André Morais, ressaltou que a bíblia fala sobre Deus, química, física, psicologia e todos os assuntos e que através das santas escrituras todo ser humano consegue se levantar. Disse por fim, que ‘a palavra de Deus instrui aos caminhos corretos que nós devemos andar’ – ressaltou.

O pastor também recebeu Moção de Aplausos das mãos do vereador Luciano Breno, pela eleição como pastor efetivo na Igreja Congregacional e pela comemoração dos 101 anos da Igreja Congregacional em Campina Grande.

Olímpio Oliveira (PSL) – lembrou o Irmão Lira e o Pastor Eliomar Nunes, que eram senhores que espalharam a palavra de Deus. Também mencionou o livro “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo de Marx Weber”, que mostra os países que aderiram à Reforma Protestante e o seu avanço econômico. Disse que espera que um dia seja escrito no Brasil um livro “A Ética Protestante e o crescimento ético e econômico do Brasil”. ‘Isso acontecerá quando nós entendermos que tem muitas pessoas que não tem acesso à leitura bíblica. Isso acontecerá quando nós entendermos que a nossa conduta talvez seja a única bíblia, para quem não tem acesso e não a conhece, possa ler e conhecer”, frisou.

Jean Pierre (Suplente de vereador) – Falou que apesar do estado laico, de não ter a obrigação de professar uma fé, o estado não tem aversão a religião. Citou que existem lugares onde o estado não alcança e que a igreja faz a sua contribuição nas políticas públicas. Também mencionou a importância da propositura em unir todos, principalmente neste período de ataque, em que no ano de 2021 a empresa ‘Portas dos Fundos’ criará um Especial de Natal que ataca a palavra de Deus e a fé.

José Mota de Oliveira Filho – Representante da VINACC – Ressaltou que a Bíblia é o manual de regras e de prática. Disse também que a sociedade está enfrentando um tempo difícil e que algumas autoridades políticas e religiosas estão se levantando de uma forma crescente, dizendo que há a necessidade de se escrever uma nova Bíblia. A justificativa é que a Bíblia é um livro ‘‘homofóbico, machista e tantas outras bobagens que tem sido dita” – frisou.

Lembrou também que a cidade de Campina Grande tem o monumento da Bíblia, nas margens do açude velho, onde está sendo centralizada a programação da semana do Dia da Bíblia, e que todos estão convidados.

Raimundo Moreira, presidente dos Gideões Internacionais, disse que Campina Grande é a única cidade que possui cinco grupos de Gideões, o Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.

– Estamos na onda Gideônica com a distribuição das Escrituras e que o evangelismo pessoal vai até o dia 11, e no dia 12 visitas às Igrejas. “Devemos continuar orando e contribuindo na distribuição da Palavra de Deus, e que Ele nos abençoe”, concluiu.

Luciano Breno encerrou a sessão especial em nome de Deus.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo