DestaquesSaúde

SETEMBRO AMARELO: Prefeitura disponibiliza canal permanente de informação sobre saúde mental

Partindo da premissa de que a informação é a melhor arma em qualquer batalha, a Prefeitura de Campina Grande está disponibilizando, à população, um canal permanente com informações sobre saúde mental. Lançado na manhã desta quarta-feira (8), pela primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, o site setembroamarelo.campinagrande.pb.gov.br é mais uma atividade na programação da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e preservação à vida.

Desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o site oferece informações sobre a programação do Setembro Amarelo, no município; dados do Ministério da Saúde; como e onde buscar ajuda; e na aba “Preciso de Ajuda”, a pessoa é direcionada a um Whatsapp, pelo qual pode conversar com psicólogos da equipe da Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Na solenidade de lançamento, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima destacou a preocupação da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima com a saúde dos campinenses, de uma forma geral, mas, sobretudo, com a saúde mental em virtude do momento difícil em que a população mundial vem passando, por conta da pandemia do novo coronavírus. “O site do Setembro Amarelo nasce com o intuito de divulgar nossas ações e serviços que estão sendo oferecidos, não só durante o mês de setembro”, disse Juliana, explicando que o site funcionará de forma permanente, a partir de agora, servindo como um canal para que a população tenha acesso a esses serviços.

A psicóloga Lívia Sales, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância do site, frisando que ações como essa podem salvar vidas. “Estamos felizes em poder disponibilizar mais essa ferramenta para a população. Sabemos como é importante ter informação adequada e coerente e é isso que a população terá no site”, disse.

Responsável pela equipe que desenvolveu o site, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, lembrou que 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e que hoje a Prefeitura de Campina Grande disponibiliza um site com informações e, principalmente, com canais de ajuda para a população.

“Só no Brasil, são mais de 12 mil vidas perdidas por ano. No mundo, são mais de um milhão de pessoas. Então, não é um problema só do Brasil. Porque as dores e os vazios da existência humana, nem todo mundo consegue lidar”, disse a secretaria, ressaltando a preocupação da gestão Municipal com essa causa.

Autoridades

O vice-prefeito, Lucas Ribeiro, destacou a importância do site e de todas as ações que estão sendo executadas pela Prefeitura de Campina Grande, dentro da campanha Setembro Amarelo. De acordo com ele, isso demonstra a sensibilidade e o cuidado da atual gestão para com as pessoas.

Lucas também ressaltou o empenho pessoal da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, nessa causa em específico, acrescentando se tratar de uma tema muito importante, sobretudo diante da pandemia.

O lançamento do site aconteceu durante uma live, transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Campina Grande e pelo YouTube, na Estação Ciência e Cidadania, do bairro das Malvinas e obedecendo todos os protocolos sanitários de limitação de participantes, distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Também participaram da solenidade as secretárias municipais de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; de Cultura, Giseli Sampaio; e os secretários de Assistência Social, Walker Neves Sales; de Esporte, Juventude e Lazer, Cledson Rodrigues (Dinho); e a executiva da Educação, Socorro Siqueira; além do coordenador de Trânsito da STTP, Daniel Araújo.

Representaram a Câmara Municipal a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Carol Gomes; e o presidente da Comissão de Tecnologia, vereador Pastor Luciano Breno.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo