Cotidiano

SETEMBRO AMARELO: Prefeitura promove ação de conscientização no Dia “D” de Prevenção ao Suicídio

A Prefeitura de Campina Grande realizou na sexta-feira, 10, uma ação no dia “D” de prevenção ao suicídio. A intervenção urbana, realizada no Viaduto Elpídio de Almeida, contou com a participação de representantes de todas as secretarias municipais e buscou chamar a atenção, da população campinense, para a temática necessária e urgente do cuidado com a saúde mental.

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, participaram ativamente da ação, que faz parte da campanha Setembro Amarelo, que neste ano tem como tema, no Município, a Valorização da Vida.

“Não existe saúde completa sem que se leve em consideração a saúde emocional das pessoas. A Organização Mundial da Saúde já apontava que as doenças emocionais, os transtornos psicológicos, depressão, ansiedade, Burnout, seriam as doenças do século. E agora, com o surgimento da pandemia, tudo isso se agravou”, analisou o prefeito.

Bruno ressaltou, que várias ações serão desenvolvidas ao longo de toda a gestão com foco na saúde mental. “O setembro amarelo se convencionou conhecer como o mês de prevenção ao suicídio. Mas aqui, em Campina Grande, nós estamos indo além, dando outro passo, não só do combate ao suicídio, mas da valorização da vida”, disse.

O vice-prefeito do Município, Lucas Ribeiro, também participou da ação. Artistas da Secretaria Municipal de Cultura apresentaram uma performance musical e de dança no canteiro do viaduto no horário de pico do trânsito, por volta do meio-dia, para impactar comunicativamente na rotina da cidade e provocar a reflexão em quem passava pelo espaço. O local foi escolhido simbolicamente. Indo na contramão do entendimento popular de que o viaduto é um lugar de ocorrências de suicídios, os artistas promoveram um espetáculo, inclusive com descida de rapel, balões e sinalizadores na cor amarela.

“Nosso intuito é difundir ao máximo este debate, provocar impacto, trazer a população para dentro da discussão, fazer da campanha algo perene, duradouro, que marque as pessoas e conduza para a reflexão contínua sobre a valorização da vida, o cuidado com a saúde emocional”, disse a coordenadora do Programa Saudavelmente, Lívia Sales.

Várias autoridades, vereadores, secretários municipais e o deputado federal Pedro Cunha Lima participaram da ação. A programação da campanha segue com mais atividades durante este mês. Até o momento já foram desenvolvidas iniciativas, como o lançamento de um site sobre saúde mental e a entrega da expansão do Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica do Catolé.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo