Cotidiano

Sine dá continuidade ao Ciclo de palestra para Mulheres

O Ciclo de palestra para mulheres, promovido pelo Sine Municipal, em parceria com o programa ‘Parecia Amor’, teve prosseguimento nesta quarta-feira, 4, no auditório do Sine, com a abordagem do tema “As múltiplas formas de violência contra as mulheres”, ministrado pela professora Anita Pereira dos Santos, da Universidade Federal da Paraíba.

Foram programadas três palestras para este ciclo, iniciado dia 28 de outubro, com a professora Mayvonne Morais; e término previsto para o próximo dia 11 de novembro. No encontro desta quarta, foram apresentados os diversos tipos de violência contra a mulher, muitas vezes sutis, disfarçados ou desconhecidos das vítimas e pessoas do seu convívio. Estima-se que a cada hora, 500 mulheres sejam agredidas no Brasil.

A professora Anita Pereira destaca a importância da sensibilização para esta causa e, durante a sua palestra, enumerou tipos e formas de violência contra as mulheres. Segundo ela, os tipos de violência podem ser classificados como física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. E lembrou que, nos casos de violência doméstica, geralmente, os atos de violência física podem vir acompanhados de violência psicológica, moral, sexual ou econômica.

“A violência física, é caracterizada pela prática de atos que ofendam a sua saúde ou integridade física; a psicológica, por condutas que lhes causem qualquer forma de danos emocionais; violência sexual, por qualquer forma de constrangimento a presenciar, manter ou a participar de relação sexual não desejada; violência patrimonial, por atos que restrinjam ou impeçam o uso de seus bens, direitos e recursos financeiros, bens ou documentos pessoais ou de trabalho; e, violência moral, caracterizada por atos que configurem calúnia, difamação ou injúria.

O ciclo de palestras termina no dia 11 de novembro, com a abordagem do tema “Repercussões que a violência traz para a saúde da mulher e perda de produtividade”, com a fisioterapeuta e Embaixadora ‘Parecia Amor’, Franciany Moreira.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo