Releases

Sopão da Solidariedade vai completar 13 anos de atuação em João Pessoa  

O Sopão da Solidariedade, projeto fundado pelo deputado estadual Antônio Petrônio, o Toinho do Sopão, em 2001, vai completar 13 anos de atuação em João Pessoa no dia 21 de julho.

Na Capital da Paraíba, o projeto beneficia diariamente mais de duas mil pessoas com distribuição da sopa em quatro pontos espalhados no Centro da cidade: Parque Solon de Lucena, Ponto de Cem Réis, Praça Pedro Américo e Integração do Varadouro.

O projeto começou com apenas um ponto de distribuição e cresceu, em 2011, em função da eleição do deputado que foi o mais votado da história da Paraíba.

Na época, o deputado Toinho do Sopão – que de 2001 a 2010 manteve o projeto apenas com doações recebidas durante todo o dia, quando ele pedia ajuda dos transeuntes, onde ainda hoje ficam os caldeirões do sopão no Parque Solon de Lucena – Toinho ampliou o projeto porque observou a imensa quantidade de pessoas que precisavam da refeição à noite.

“Muitas pessoas dormem passando fome e eu, que até então só conseguia fazer 250 copos de sopa por dia, depois de eleito, pude ampliar esse atendimento para outras pessoas de outros pontos da cidade. E foi o que eu fiz”, diz ele, frisando que, hoje, em cada um dos quatro locais de distribuição são entregues cerca de 500 refeições e 500 pães à população, totalizando duas mil sopas e dois mil pães/dia.

Preparo e distribuição – Sustentada com recursos exclusivos do gabinete do parlamentar, a sopa é preparada, de segunda a sexta-feira, em dois locais: em uma casa alugada, que fica na Rua Treze de Maio, no centro da cidade e, noutro imóvel, no Varadouro.

Cerca de 20 voluntários estão envolvidos nesse processo, que também inclui a distribuição da sopa à população. No total, são preparados 920 litros da sopa, que são acondicionados em oito caldeirões de 115 litros cada um, sendo que cada ponto de distribuição recebe dois caldeirões – um de sopa de mocotó e outro de sopa de frango, que começam a ser servidos a partir das 16h. Cada sopa vai acompanhada de um pão.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo