Cotidiano

STTP divulga balanço das operações durante o ‘Maior São João do Mundo’.  

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, divulgou na tarde desta segunda-feira, 14, o balanço geral do plano operacional do trânsito e dos transportes, executado no período do ‘Maior São João do Mundo’, realizado de 06 de Junho a 06 de Julho.

Nesse período do ano a cidade recebe um grande numero de turistas e para atendê-los melhor, a STTP mobiliza suas equipes com reforço no efetivo e planeja melhores opções de tráfego e transportes, além de promover fiscalizações em toda cidade.

Trânsito: A STTP realizou 800 plantões com seu efetivo de Agentes durante o São João, com ações divididas entre o Parque do Povo, os distritos de Galante e São José da Mata, as apresentações de quadrilhas juninas nos bairros, e também no Circuito do forró. Os horários dos plantões de segunda a quinta-feira encerravam à meia noite, já de sexta a domingo o horário era estendido até as 3h da manhã.

As ações no parque do povo registraram um numero de 367 notificações com transporte clandestino, e 67 veículos foram guinchados por estacionamentos irregular. Além dessas ações, a STTP teve parceria de órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar e Inmetro. Foram realizadas 09 blitz de bafômetro, 06 blitz com o Inmetro, e na fiscalização do passeio público um total de 77 automóveis e cinquentinhas foram apreendidas e encaminhadas ao pátio da Polícia Civil, por estacionamento irregular, documentações e outros.

De acordo com Patrício Ramon, Gerente de trânsito, não ocorreram acidentes graves no trânsito e o São João foi tranqüilo nesse quesito, além disso, as ações da STTP se consolidaram, os condutores irregulares foram devidamente notificados e seus veículos apreendidos. ” Tivemos um período junino considerado tranquilo. Reforçamos a equipe e conseguimos colocar em prática tudo que foi programado para execução durante o são João”, disse Patrício.

Transportes: O funcionamento do terminal de integração deu-se de acordo com os horários de término dos shows no Parque do Povo. A STTP por meio da Gerência de Transportes entrou em acordo com as empresas de ônibus e ficou estabelecido que o funcionamento das primeiras linhas do dia, que geralmente acontece às 5h ou 05h30min da manhã, ocorresse mais cedo, não ocorrendo dificuldades em relação aos transportes coletivos.

No terminal de integração não foi registrado nenhum problema quanto a fluxo e horário de ônibus. Contudo, aconteceram episódios de vandalismo por parte de alguns usuários, que provocaram quebra-quebra e brigas no terminal, além de apedrejarem e vandalizarem alguns ônibus, mas sendo posteriormente contidos com a atuação da guarda municipal.

Taxi – Quanto aos taxis o sistema operou de forma satisfatória, inclusive com a STTP recebendo apoio do sindicato da categoria que colaborou, inclusive, com a disponibilização de fiscais próprios trabalhando noites inteiras no controle de fardamento dos motoristas e padronização da frota, proporcionando assim melhor conforto e segurança aos usuários, identificando facilmente um veículo regulamentar.

Folheteria – Durante todo mês de junho a divisão de educação de trânsito da STTP realizou um trabalho de divulgação com a distribuição de folders com informações de mobilidade, mapas de estacionamento, programação de horários de ônibus e de shows no parque do povo. Todo o material foi distribuído pelas equipes da STTP nos hotéis, restaurantes, comércio, e nas centrais de informações da prefeitura no terminal rodoviário, aeroporto e parque do povo.

Mototaxi – Para a frota regulamentar do sistema a STTP disponibilizou sinalização através de cones, e o apoio de fiscais de transportes e agentes de trânsito, para o ordenamento dos pontos de mototaxi, no entorno do parque do povo, garantindo segurança tanto aos mototaxistas cadastrados, quanto aos passageiros que se utilizam do modal.

Segundo a gerente de transportes, Araci Brasil, o funcionamento de todo o sistema de transportes na cidade obedeceu às pretensões da gerência, alguns problemas detectados ano passado este ano foram corrigidos, a fiscalização aumentou e o plano de funcionamento do período transcorreu corretamente.

Sinalização: As ações da STTP quanto a sinalização das ruas do entorno do Parque do Povo, e nos distritos de Galante e São José da Mata, conseguiram orientar turistas e visitantes de forma fácil para uma melhor e ágil mobilidade. Em toda a extensão do parque do povo foram implantadas 40 placas de regulamentação e 35 postes próprios, além da utilização de 100 cavaletes.

No distrito de Galante foram implantadas 20 placas com 20 postes próprios, além da sinalização de orientação do estacionamento no trecho da Fazenda Sant’ana, que comportava cerca de 200 ônibus. Tudo isso para melhorar o tráfego na chegada e saída do Distrito, bem como proporcionar conforto aos que frequentaram o lugar.

Para o superintendente José Marque Filho, a STTP conseguiu atingir, com êxito, todos os objetivos de seu plano operacional, inclusive recebendo o apoio e parceria de equipes da PRF, CPTRAN e DETRAN, quando da realização de blitz na cidade e nos distritos, ocorrendo algumas apreensões de ‘cinquentinhas’, e até mesmo recuperando um ciclomotor roubado ha tres anos.”Nosso efetivo foi aguerrido. Os agentes de trânsito e os fiscais de transportes se desdobraram para oferecer a população um serviço de qualidade, garantindo fluidez no trânsito e transporte público para quem precisou”, disse o dirigente.

Estacionamento social:  O projeto novamente funcionou com sucesso em 14 ruas no entorno do parque do povo, não sendo registrado nenhuma reclamação do serviço, garantindo a ampliação de vagas de estacionamento, com um preço mordico, além, de coibir a ação dos flanelinhas.

Transito Livre de Morador, apoio, e imprensa funcionaram corretamente, garantindo a identificação de todos os condutores de veículos que necessitaram adentrar as interdições nas ruas do entorno do parque do povo.

Segundo o gerente de operações de trânsito, Alex Marcolino, apesar das ocorrências de furto de alguns materiais(42 cavaletes e 21 cones), as operações foram tranqüilas e não ocorreu nada fora da normalidade que viesse atrapalhar as operações no transito da cidade, e nos distritos. “Nossa operação foi um sucesso e garantiu a mobilidade dos que participara do ‘Maior São João do Mundo’.

Assessoria de Imprensa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo